23/04/2010 12h43 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Governo investe na conclusão da obra da Estação Elevatória de Águas Pluviais em Vitória

Aproximadamente 77 mil moradores de Vitória serão beneficiados com as obras de construção da Estação Elevatória de Águas Pluviais Cândido Portinari, no bairro Santa Luiza. O repasse dos recursos para a Prefeitura será feito por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O convênio, cujo investimento é de R$ 10,7 milhões, foi assinado na manhã desta sexta-feira (23), no auditório Zemar Moreira Lima, da Prefeitura.

A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador, Ricardo Ferraço, da secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, do diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento, Paulo Ruy Valim Carnelli e do prefeito de Vitória, João Coser, entre outras autoridades.

A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória prevê a continuidade das obras de construção da Estação Elevatória de Águas Pluviais Cândido Portinari. Segundo a secretária de Saneamento, Regina Curitiba, “a parceria levará benefícios a vários bairros da Capital e além da população beneficiada diretamente, os motoristas que trafegam pelas avenidas Leitão da Silva, Nossa Senhora da Penha e Maruípe também sentirão os reflexos positivos da obra com a redução dos alagamentos”.

O governador Paulo Hartung destacou a importância do plano de macrodrenagem para a Capital. Vitória possui uma geografia muito particular, com bairros abaixo do nível do mar. “Trata-se de um projeto caro, de engenharia complexa, e o município vem trabalhando ao longo dos anos para melhorar a drenagem da cidade. Quando estive na prefeitura fizemos um plano diretor de macrodrenagem, que foi revisto pela atual administração. O trabalho que está sendo feito em algumas regiões é extraordinário”, afirmou.

Hartung lembrou ainda que o Governo do Estado é parceiro do município nessa obra, complementando o investimento que vem sendo feito pela Prefeitura. O governador ressaltou que as cidades no Brasil foram construídas sem planejamento. Hartung frisou que em vez de arranjar culpados, o esforço das atuais administrações deve ser no sentido de buscar as soluções para esses problemas históricos.

“A vazão de água nunca foi fácil em nossas cidades. Investimentos que precisavam ser feitos ao longo dos anos nunca foram feitos. Questões essenciais como a coleta e o tratamento de esgoto foram abandonadas. E o que é pior, o serviço precário de drenagem acabou acolhendo o serviço de coleta de esgoto. Temos de buscar as soluções e não podemos persistir nos erros que foram cometidos ao longo das últimas décadas”, salientou.

A Estação terá capacidade de bombear até 33 metros cúbicos de água por segundo. A área total da intervenção é de 2.063,97 m2 e a que será ocupada pela Elevatória é de 1.103,65 m2. A Bacia Hidrográfica Geral Cândido Portinari é a maior bacia drenada de Vitória, com área total de 6.064.567 m², e abrange as chamadas sub-bacias: Bacia José Farias, Bacia Maruípe, Bacia Nossa Senhora da Penha, Bacia Cândido Portinari e Bacia Leitão da Silva.

Outras parcerias

A Sedurb assinou um convênio com a Prefeitura de Vitória, em novembro de 2009, para repassar R$ 15 milhões para conclusão das obras e serviços de reforma e reurbanização do Complexo de Esporte e Lazer do Parque Tancredão. A obra do novo parque, que terá uma área de 52.764,54 m², foi orçada em R$ 32 milhões e está em andamento desde 2008.

Com a readequação, o local contará com estrutura adequada à prática de esportes. A Praça Central, com 5.857 m2, poderá abrigar os mais variados eventos e terá pistas de skate (com uma área de 1.295 m²) e playground. No local também será construído um Ginásio de Esportes com área de 6.118 m² e capacidade para 2.076 pessoas, equipado com sanitários públicos, vestiários de atletas e bares sob as arquibancadas, além de auditório, gabinete dentário e sala de administração no térreo. O ginásio também terá tratamento acústico que possibilitará a realização de shows musicais. A área de esportes contará ainda com campos esportivos ao ar livre, ciclovia e área para cooper.

Haverá também uma garagem de barcos destinada à guarda das embarcações de treinamento. O estacionamento para automóveis ficará junto ao ginásio, na área de lazer, com capacidade para 186 vagas. Os sanitários públicos serão posicionados ao longo do parque.

Piscinas

O conjunto aquático, que ocupará uma área de 2.523 m², terá duas piscinas (uma semi-olímpica e outra de recreação), vestiário e arquibancadas. Um píer com 392 m² abrigará as atividades de pesca esportiva. Um píer flutuante servirá para atracagem de embarcações. A estes se juntam outros três, com áreas que variam de 99 m² até 147 m², que se destinam a área de estar. O conjunto terá ainda refeitório de funcionários, vestiários, administração e depósito de lixo, numa área de 240,35 m².

A passarela, com 270 metros de extensão, é o elemento agregador de todo o conjunto construído. Todas as construções estão plugadas nesta estrutura, favorecendo os acessos ao local e liberação das áreas livres.

O projeto que está sendo executado no Parque Tancredo Neves é de autoria do arquiteto paulista Francisco Spadoni e foi selecionado por meio de um concurso realizado em 2006 pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva