02/06/2009 11h10 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Governo lança DVD com o tema ‘Saneamento Básico’ na Semana Estadual do Meio Ambiente

As ações e atividades exercidas pelo Governo do Estado por meio do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’ e do ‘Programa Águas Limpas’ se tornam tema de dois vídeos do DVD ‘Saneamento: Educação Ambiental nas Escolas da Rede Pública’. O lançamento acontecerá nesta quarta-feira (03), às 15 horas, dentro da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, no Salão Tiago, Palácio Anchieta, em Vitória.

Os vídeos elaborados pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) têm o objetivo de disseminar o tema ‘Saneamento Básico’, contando com a parceria dos professores, para fortalecer as ações em prol do saneamento e do meio ambiente, junto aos alunos das Escolas Públicas Estaduais.

No vídeo ‘Do Rio ao Rio’, produzido pela Cesan, os alunos poderão conhecer a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia para tratar a água que utilizamos para consumo diário e ainda entender como é realizado o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A Cesan, nos 52 municípios onde atua, está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras de água e esgotamento sanitário, o maior investimento em saneamento já feito no Espírito Santo.

Lixo

O vídeo ‘Espírito Santo Sem Lixão’, realizado pela Sedurb em parceria com o Iema, mostra o que é um aterro sanitário, qual a maneira correta de destinar o lixo urbano produzido todos os dias nas cidades e qual o prejuízo que um lixão pode causar ao meio ambiente.

A adaptação do vídeo para utilização nas escolas e a confecção do folder contendo informações de apoio aos professores foram realizadas contando com a participação de uma equipe pedagógica na área de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e da assessora de Educação Ambiental da Cesan, Viviane Pavan.

Os vídeos também apresentam as ações e investimentos do Estado para oferecer a solução adequada para essas questões relacionadas ao Saneamento Básico. As ações e reflexões apresentadas nos vídeos são indispensáveis para melhorar a qualidade do meio ambiente e para contribuir com a saúde preventiva dos cidadãos.

Cynthia Silva
Assessoria de Comunicação da Sedurb