04/06/2009 12h34 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Governo lança projetos de educação ambiental para as escolas da rede estadual

O terceiro dia de comemorações da Semana de Meio Ambiente teve como foco o fortalecimento da Educação Ambiental em todo o Espírito Santo. Durante o evento aconteceu o lançamento do DVD "Saneamento: Educação ambiental nas escolas da rede pública" e do projeto "Transformar: formação em Educação Ambiental” para os profissionais de nível médio da rede estadual. O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (03), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, abriu a solenidade destacando a importância da educação para o entendimento da importância das atividades do setor de saneamento.

“Essa Semana Estadual do Meio Ambiente e todas as atividades que estão acontecendo são muito importantes para que todos se sintam parte da solução em prol da melhoria da qualidade do meio ambiente. E a parceria com os educadores é fundamental, pois é muito difícil tratar dos assuntos esgotamento sanitário e lixo e fazer com que as pessoas compreendam a responsabilidade que todos temos nesses assuntos”, ressaltou.

“Procurei a Sedu para propor a inserção desse vídeo nas disciplinas que abordassem a educação ambiental, com a certeza de contar com a parceria dos educadores. Vocês podem nos ajudar muito abordando o tema e fazendo com que no futuro as pessoas compreendam melhor que a produção do lixo e do esgoto que produzimos diariamente, não deixa de ser responsabilidade nossa, quando eles saem das nossas casas”, enfatizou Carnelli.




Em seguida foi apresentado ao público um trailler de seis minutos, que sintetizou o conteúdo e mostrou a abordagem educativa dada ao tema. Carnelli entregou ao secretário de Estado de Educação, Haroldo Correa Rocha, o DVD que vem acompanhado de um folder confeccionado em papel reciclado, contendo informações resumidas sobre saneamento básico, uma reflexão sobre o nosso papel em prol da qualidade do meio ambiente, e ainda uma síntese dos programas "Águas Limpas" e do "Espírito Santo Sem Lixão".




O projeto Transformar, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), foi lançado logo após a exibição do vídeo "Saneamento".

O vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Educação, Haroldo Correa Rocha, assinaram o Termo Autorizativo para que Sedu e Iema dêem início às atividades do projeto Transformar.




O projeto prevê a formação de 897 profissionais da educação para atuarem como multiplicadores do conhecimento às suas escolas e conduzirem a pesquisa local para a produção de material didático regionalizado que deverá servir de apoio ao trabalho com Educação Ambiental nas escolas do Espírito Santo. A previsão é que o processo de formação termine em 2011, com nove mil professores formados.




A secretária Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, comentou sobre a intensa atividade do Governo do Espírito Santo na Semana do Meio Ambiente. “Em uma atitude ousada do governador Paulo Hartung, a Semana do Meio Ambiente é comemorada com união de todas as pastas do Governo. Seja com o encaminhamento de políticas feitas a muitas mãos, que vão ajudar a estruturar o destino do lixo e a educação ambiental, seja com o lançamento e ampliação de programas e projetos importantes e até inovadores, como o ProdutorES de Água, que vão nos ajudar na gestão ambiental, este sem dúvida é um momento de muito orgulho para a sociedade capixaba”.




“No caso específico desta solenidade com foco em educação ambiental, o projeto Transformar vai levar para as escolas estaduais as questões de meio ambiente, mas não como uma disciplina a parte. A parceria entre o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Secretaria de Educação vai colocar o Meio Ambiente como ele é nas nossas vidas, no dia a dia de todas as atividades, por meio da transversalidade nas diversas disciplinas presentes”, pontua.




Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, promover esse diálogo entre as entidades públicas é redirecionar o processo de ensino aprendizagem em todas as esferas da sociedade. “É um privilégio trabalhar a educação por meio desta parceria. Educação é isso. Levar ao conhecimento dos jovens e de toda a sociedade o debate sobre temas relevantes, como o meio ambiente. Afinal, sabemos a importância de dialogar entre as diversas esferas que compõem a educação. Convergir a responsabilidade do trabalho da educação é propor oportunidades de novas aberturas para o desenvolvimento pedagógico de todo o cidadão”, frisou.




Haroldo destacou, também, que este momento propõe uma nova visão acerca do trabalho de conscientização desenvolvido no ambiente escolar. “Propor a reflexão deste tema diante de tantas intervenções do homem no meio ambiente é propor um debate sobre ética para os jovens. A Sedu já desenvolve esse trabalho nas escolas da rede pública, seja por meio de projetos ou de atividades interdisciplinares. Desta forma dinâmica e atrativa o processo pedagógico e o debate curricular se realizam e contribuem para a formação dos nossos estudantes”, concluiu.



O vice-governador Ricardo Ferraço lembrou que o compromisso com o meio ambiente deve ser diário. "Temos que transformar nossos hábitos e mudar nosso relacionamento com os recursos naturais antes que coloquemos as nossas vidas em risco. Por isso o papel dos professores é fundamental: é promover a educação ambiental e a mudança de valores em nossas crianças, para que futuramente tenhamos à disposição os recursos naturais de que precisamos. Este é o maior legado que podemos deixar para as futuras gerações", destacou.





"Saneamento Básico" em vídeo


As ações e atividades exercidas pelo Governo do Estado por meio do projeto "Espírito Santo Sem Lixão" e do "Programa Águas Limpas" são os temas abordados em dois vídeos no DVD "Saneamento: Educação ambiental nas escolas da rede pública". Com duração total de 30 minutos, sua proposta é disseminar o tema "Saneamento Básico", contando com a parceria dos professores, para fortalecer as ações em prol do saneamento e do meio ambiente, junto aos alunos das Escolas Públicas Estaduais.

No vídeo "Do Rio ao Rio", produzido pela Cesan, os alunos conhecerão a importância e todo o processo desenvolvido pela Companhia para tratar a água que utilizamos para consumo diário e ainda entender como é realizado o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

O "Espírito Santo Sem Lixão", vídeo realizado pela Sedurb em parceria com o Iema, mostra o que é um aterro sanitário, qual a maneira correta de destinar o lixo urbano produzido todos os dias nas cidades e qual o prejuízo que um lixão pode causar ao meio ambiente.

O material também apresenta as ações e investimentos do Estado que oferecem as soluções adequadas para essas questões relacionadas ao Saneamento Básico. As ações e reflexões apresentadas nos vídeos são indispensáveis para melhorar a qualidade do meio ambiente e para contribuir com a saúde preventiva dos cidadãos.

O DVD será distribuído para toda a rede de ensino público do Estado. Mas seu conteúdo será disponibilizado a partir da próxima semana no site da Sedurb (www.sedurb.es.gov.br).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
Tel.: (27) 9972-4492
E-mail: meioambiente.es@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
E-mail: comunicacao@sedurb.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz / Daniele Bolonha / Célia Pinheiro / Kárita Iana / Geiza Ardiçon
Tels: 3137-3656 / 9985-7783 / 9905-3637
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / cmpoliveira@sedu.es.gov.br / kisandrade@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Karyna Amorim / Léo Júnior
Tels: (27) 3321-3816 / 9944-1358 / 9942-9616
karyna@vice.es.gov.br
leonardo@vice.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard