21/06/2013 08h48 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Governo leva infraestrutura e mobilidade para moradores de Água Doce do Norte

Os moradores de Água Doce do Norte receberam ruas pavimentadas e com sistema de drenagem. Ao todo 34 vias foram pavimentadas oferecendo mais segurança, mobilidade e contribuindo para a saúde da população. A obra é fruto de uma parceria do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e a Prefeitura. A intervenção conta com investimento de R$ 2.816.420,66.

O empreendimento contemplou diversas ruas distribuídas pelos bairros, Marinho, Cordeiro, Hawaí, Beira Rio, Bela Vista, Marques e no Centro no município de Água Doce do Norte, beneficiando pedestres e motoristas que utilizam as vias frequentemente, além de contribuir para o turismo da região.

O secretario da Sedurb, Iranilson Casado destacou a importância do investimento no município. “Mais um investimento do Governo do Estado para melhoria da mobilidade urbana. Levar o desenvolvimento de forma ordenada e proporcionar mais qualidade de vida a todos os municípios do Espírito Santo é um dos grandes compromissos deste governo”, frisou Casado.

E os investimentos não param por aí. Também está em andamento no município a intervenção que visa o esgotamento sanitário da região. A intervenção, que trará mais segurança, saúde e conforto para as pessoas, conta com investimento de R$ 1.048.102,62.

Obras concluídas:

Foram realizadas obras de pavimentação em importantes vias dos distritos de Vila Nelita, Cafelândia e no bairro Hawaí II, com investimento total superior à R$ 1 milhão. No município também foram entregues uma ponte construída sobre o Córrego dos Domingos, que contou com investimento de R$ 155.665,32, sendo R$ 144.010,60 de recurso do Governo do Estado, e cinco abrigos de ônibus no valor total de R$ 51.003,16, exclusivos do Tesouro Estadual.

Microrregião Noroeste

Infraestrutura

Garantir a mobilidade urbana, a segurança e o bem estar da população capixaba são algumas das metas do governo Casagrande, por isso, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano vem realizando obras por todos os municípios. Na microrregião Noroeste foram investidos mais de R$ 13,6 milhões, só nos últimos dois anos, em obras de drenagem, pavimentação, construção de praça, ampliação do sistema de água, dentre outras. As obras beneficiaram os municípios de Águia Branca, Ecoporanga, Jaguaré, Mantenópolis, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Nova Venécia e Vila Pavão.

Em Jaguaré estão em andamento três importantes intervenções. Está sendo realizada a pavimentação da Rua Alécio Pansine, no bairro Seac, implantação do projeto de pavimentação na comunidade de Palmito e pavimentação da Rua José Pansine, trecho entre os bairros Nova Esperança e Lakine. Os investimentos somam R$ 14.103.719,02. Já em Ecoporanga, está em andamento no município a obra para implantação do Sistema de Abastecimento de Água em Santa Luzia do Norte, com investimento de R$ 702.947,47.

Outro município que conta com intervenções é Nova Venécia que realiza obras de reforma e construção de praças, por meio do Programa Bem Melhor, num investimento de R$ 612 mil. Os moradores de Vila Pavão também estão contando com investimentos para pavimentação de ruas na sede do município, com recurso de R$ 1,4 milhão.

Nossa Casa

Duzentas e trinta famílias da Região Noroeste já foram beneficiadas pelo Programa Nossa Casa, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb), em parceria com os municípios. Ele possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.
O programa tem como objetivo a redução do déficit habitacional nos municípios com a promoção do acesso da população à moradia, por meio de mecanismos de incentivo à produção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas, em complementação ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O programa tem como foco famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no CadÚnico, com atendimento prioritário, para famílias do programa Incluir e que residam em áreas de risco e nas áreas dos aglomerados do Programa Estado Presente.

Rua Nova

O programa visa a execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas, a exemplo da pavimentação e drenagem nas áreas do Estado Presente (bairros: Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Normília da Cunha), em Vila Velha, a construção do Anel Viário em Mucurici e a construção da Ponte Shell, em Linhares.

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels.:3636-5021 / 3636-5002
Email:comunicasedurb@gmail.com/priscila.contarini@sedurb.es.gov.br /gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br