12/01/2009 12h12 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Governo prepara Plano de Trabalho para recuperação dos danos causados pelas chuvas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está preparando um Plano de Trabalho para recuperação dos danos causados pelas chuvas intensas que atingiram diversos municípios capixabas. O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, sinalizou o repasse de R$ 12 milhões para realização de obras emergenciais.

De acordo com o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, estão sendo levantadas e quantificadas as demandas para utilização destes recursos em alguns municípios. “Estamos prevendo a construção de aproximadamente 400 moradias para Vila Velha. A maior parte dos recursos deverá ser destinada a este município. Mas também estamos conversando com os prefeitos dos outros municípios incluídos no Decreto 1278-S, de 05 de dezembro de 2008, com o objetivo de identificar as demandas e ajudar naquilo que for possível. Com o repasse do Governo Federal, além de Vila Velha, deverão ser beneficiados Viana, Iconha, Itapemirim, Água Doce do Norte e Baixo Guandu”, explicou.

Informações complementares serão encaminhadas pela Sedurb esta semana ao Ministério de Integração Nacional. Após aprovação do Plano de Trabalho pelo Governo Federal, serão elaborados os projetos básicos e orçamento para que efetivamente possam ser contratadas as obras.

Outra providência que a Sedurb está tomando, paralela ao Plano de Trabalho que está sendo feito baseado em dados fornecidos pela Defesa Civil Estadual, é conversar com prefeitos de outros municípios, além daqueles que decretaram estado de emergência para, se necessário, destinar recursos do Programa Nossa Casa, para construção de habitações de interesse popular. “Deverão ser identificadas as famílias de baixa renda que estão desabrigadas, ou seja, precisaram sair de suas residências e, por não terem para onde ir, foram acolhidas pelo poder público municipal. A prefeitura deverá identificar essa população de baixa renda. Mas ainda não é possível obter um número exato de desabrigados, pois algumas moradias poderão ser recuperadas”, explicou o subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Loureiro Calhau.

Outras ações pontuais estão sendo tomadas pela Sedurb, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A Companhia adotou, na última semana, medidas para garantir o abastecimento da população de Fundão, Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Maria de Jetibá. A Cesan enviou carros-pipa para abastecer os moradores até que o fornecimento de água fosse normalizado. Nos demais municípios do Estado atendidos pela Cesan, o abastecimento está normal. Além disso, três bombas da Cesan estão sugando água nos bairros Guaranhuns, Araçás e Parque das Gaivotas, em Vila Velha.

Convênio com Pancas

O Governo do Estado, por meio da Sedurb, assinou em dezembro convênio com a prefeitura de Pancas, na região Pólo Colatina, para a construção de contenção de encosta na sede do município. Será investido R$ 1 milhão para garantir que cerca de 250 residências e alguns imóveis onde funcionam órgãos públicos e privados não sejam atingidos com possíveis rolamentos de pedras que podem ser provocados por fortes chuvas, situação diagnosticada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil Estadual e Municipal.

“Com as fortes chuvas, algumas áreas correm o risco de serem atingidas com rolamento de pedras. O Governo do Estado, sensível ao problema, irá então repassar os recursos necessários para prevenir possíveis acidentes em Pancas”, explicou o secretário de Saneamento, Paulo Ruy Carnelli.

O prefeito de Pancas, Luiz Pedro Schumacher, ressaltou a importância da obra para a população. “É muito difícil conviver com o medo de que aconteça algum acidente. Essa parceria que o Governo do Estado está fazendo conosco é essencial para garantir a segurança de muitas famílias”.

Ele informou ainda que a expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda este mês. “Já estamos na fase de contratação da empresa que irá executar as obras. Estimamos que até o fim de janeiro a empresa já esteja trabalhando na construção da encosta”, explicou.

A sede do município de Pancas possui a maior parte da sua ocupação em terrenos planos, mas com um avanço da área urbana rumo às encostas. Em função das chuvas, o risco de acidentes foi apontado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil Estadual e Municipal. De acordo com o coordenador Municipal da Defesa Civil, Diego Garcia do Nascimento, 60 residências já foram notificadas do risco de rolamento de pedras.

“As chuvas agravaram o risco de rolamento de pedras, mas nos locais onde o perigo era maior, as famílias já foram notificadas e já estão tomando as providências. Com a construção da contenção de encosta, cerca de 1.500 pessoas serão beneficiadas. Isso representa cerca de 250 residências e alguns imóveis onde funcionam órgãos públicos municipais”, informou.

Nascimento disse ainda que a população beneficiada é a que está instalada na rua Alexandrita, no bairro Nossa Senhora da Aparecida e na rua José Augusto, que fica situada em parte do bairro Nossa Senhora das Graças e no Centro do município.
Para a realização da obra, o recurso que está sendo repassado pela Sedurb. O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) será o órgão interveniente da obra.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva