14/06/2011 10h54 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Governo repassa R$ 42,2 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura em Laranjeiras na Serra

Cerca de 600 pessoas acompanharam a solenidade de assinatura do protocolo de intenções para a execução de obras de reestruturação urbana e urbanização do bairro Laranjeiras, um dos maiores e mais importantes polos comerciais da Grande Vitória. Por intermédio de convênio, o Governo do Estado do Espírito Santo investirá R$ 42,2 milhões, a serem repassados pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) à Prefeitura Municipal da Serra.

Aproximadamente 70 mil pessoas que residem ou trabalham na região serão beneficiadas com as intervenções, executadas com os recursos do Tesouro Estadual e R$ 40 milhões da Prefeitura da Serra, totalizando um investimento de R$ 82,2 milhões.

A assinatura do protocolo de intenções aconteceu nesta terça-feira (14) em cerimônia realizada no Centro Comunitário de Laranjeiras, com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário da Sedurb, Iranilson Casado, do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, além de deputados estaduais e federais, vereadores, e representantes de associações de moradores locais.

Considerada a região que abriga o principal centro de comércio varejista da Serra e apresentando forte crescimento econômico ao longo dos anos, Laranjeiras receberá grandes intervenções que garantirão maior e mais rápida mobilidade a motoristas e pedestres que por ali circulam diariamente. Além de agilizar o tráfego local, os benefícios das obras ainda contemplarão lojistas que possuem estabelecimentos comerciais na região da Grande Laranjeiras.

“Desde o início desta gestão, adotamos a política de não interromper as obras iniciadas no governo passado, em respeito aos recursos públicos e à população capixaba. Além disso, iniciamos diversos outros novos projetos e, pelo reconhecimento à contribuição do município da Serra ao Espírito Santo, vamos qualificar o desenvolvimento com esta grande intervenção em Laranjeiras, que vai ajudar a humanizar o bairro e, consequentemente, proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população deste polo comercial capixaba”, destacou o governador Renato Casagrande.

O protocolo de intenções entre a Sedurb e a Prefeitura da Serra prevê a urbanização e alargamento de calçadas; implantação de mão única de circulação em diversas vias do bairro, destacando-se a remodelação das avenidas Central e Norte-Sul; implantação de calçadas cidadãs nas principais vias da região central de Laranjeiras; transferência da rede elétrica aérea para subterrânea na Avenida Central; abertura de novas vias entre a Avenida Eudes Scherrer de Souza (Avenida Civit II) e a Rua 1; complementação da urbanização da Avenida Civit II, no trecho entre o Terminal de Laranjeiras e a rótatória do Hospital Dório Silva; abertura de vias estratégicas e alternativas para garantir maior acessibilidade; recapeamento asfáltico de vias da região central de Laranjeiras; e sinalizações horizontal/vertical e semafórica das vias contempladas.

No decorrer da solenidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, falou do crescimento do bairro Laranjeiras, e afirmou que acredita em uma nova era para a região com o processo de revitalização. “Recebi um presente muito grande do governador Renato Casagrande que me deu a oportunidade de vir aqui neste ato tão importante para a Serra. Tenho certeza que essa parceria vai marcar uma nova época no comércio do município”, disse.

Iranilson Casado também destacou a execução das obras como forma de valorização e aumento das oportunidades para quem mora ou trabalha na região. “Gostaria de lembrar ainda das oportunidades que a Serra terá. É uma cidade composta em sua maioria por gente que foi acolhida de outras regiões e, e ao proporcionar esse crescimento, fazemos jus ao chamá-la de terra de oportunidades”.

Entre moradores e comerciantes do bairro, a expectativa já é grande pelo resultado da revitalização. Populares acreditam que posteriormente às obras, Laranjeiras pode se tornar uma referência ainda maior no comércio e no setor imobiliário.

“As obras que vão acontecer aqui são essenciais para o desenvolvimento de Laranjeiras. Só exemplificando, teremos aumento no número de vagas de estacionamento porque as que temos não atendem mais às demandas. Muita gente deixa de vir ao bairro porque a estrutura já não comporta o grande número de pessoas”, declarou Maria Estela Trancoso, lojista do bairro.

Maria José Rodrigues.

A aposentada e moradora de Laranjeiras, Maria José Rodrigues, acredita que a reestruturação tornará o bairro um local com maiores potencialidades. “Como moradora posso dizer que essa intervenção é urgente e necessária. Laranjeiras deixa de ser apenas um bairro e passa a ser uma grande referência em todas as áreas. Com o crescimento ficou quase impossível que pedestres e motoristas circulem com tranquilidade. Precisamos realmente dessa revitalização e certamente vamos nos tornar um polo comercial ainda maior na Grande Vitória”.

“Quando vim pra cá em 1978 não fazia ideia que nosso bairro teria um crescimento tão grande. O progresso é maravilhoso mas, não está comportando as demandas. Tenho uma expectativa muito grande nesse investimento porque vai impulsionar o comércio, a população que mora aqui e o município de forma geral”, comemorou Martha Salethe Maciel”.

Martha Salethe Maciel.

As obras do Governo Estadual na Serra terão impacto positivo no trânsito local e na infraestrutura viária da região central de Laranjeiras - que até então não havia sido projetada para atender às crescentes demandas registradas anualmente, além de levar benefícios a moradores e ao atender ao crescente mercado imobiliário.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani