09/04/2010 07h11 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Governo repassa recursos para construção de muro de contenção em Mimoso do Sul

Aproximadamente 2.600 pessoas serão beneficiadas diretamente com a construção de um muro de contenção nas margens do Córrego Belmonte, em Mimoso do Sul. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), irá repassar R$ 530,6 mil para execução da obra. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (08), na Câmara de Vereadores de Mimoso do Sul.

Participaram da solenidade o vice-governador, Ricardo Ferraço; a secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba; e o prefeito municipal, Ângelo Guarçoni Filho, entre outras autoridades.

“As obras físicas do nosso Governo têm apenas uma finalidade, que é cuidar das pessoas. A intenção, aqui, é devolver a estes 2.600 cidadãos a qualidade de vida, a segurança. Teremos um muro de contenção de 268 metros de extensão, compreendendo as ruas Presidente Vargas e João José Teixeira, e o Campo Ipyranga”, ressaltou Ricardo Ferraço.

Regina Curitiba também falou sobre os benefícios da obra. “A intervenção é necessária em função da ocorrência de chuvas intensas que causaram deslizamentos em vários trechos das margens do Córrego Belmonte e que comprometeram a pavimentação e a rede de drenagem de águas pluviais das ruas Presidente Vargas e João José Teixeira. Todo esse trecho destruído será recuperado. A obra ainda irá prevenir que outros deslizamentos aconteçam durante o período das fortes chuvas”, destacou.

Outras obras

Em Mimoso do Sul, a Sedurb já investiu mais de R$ 68 mil em obras de melhorias urbanas em ruas atingidas por uma enchente ocorrida em 2007. Foram concluídos trabalhos de remoção e assentamento de paralelepípedos, num total de 1.565,62 metros quadrados em ruas dos bairros do Centro, Serra, Vila da Penha e Morro da Palha, além de pavimentação asfáltica em 1.413,73m², na Praça Coronel Paiva Gonçalves e na rua Presidente Vargas, no Bairro Centro; e na Rua Dr. José Monteiro da Silva, localizada no Bairro Pratinha.

Desde 2007, a Sedurb já assinou, aproximadamente, 200 convênios com diversos municípios capixabas para obras de asfaltamento, pavimentação, urbanização, construção de passarela e calçadão, iluminação pública, esgotamento sanitário, contenção de encosta, entre outras. Os investimentos já ultrapassam os R$ 170 milhões.

Mimoso do Sul

De acordo com dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Mimoso do Sul conta com uma população de 26,2 mil habitantes. Situado no extremo Sul do Espírito Santo, o município recebeu muitos imigrantes alemães durante o século XIX.

Tem grande potencial de crescimento, privilegiado pela sua posição geográfica, e fica a 44 km de Cachoeiro de Itapemrim, 87 km de Campos dos Goytacases (RJ) e a 173 km de Vitória, com grande facilidade de entrada e escoamento de produtos. É o principal produtor de café do Sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leiteira as principais fontes de renda da cidade desde o século XIX.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva