20/12/2011 09h51 - Atualizado em 04/05/2016 16h32

Governo sorteia mais 67 casas populares para famílias de Vila Velha

Mais 67 famílias que viviam em locais inapropriados de Vila Velha conquistaram o direito de viver em residências seguras e mais confortáveis. No decorrer da tarde e início de noite desta segunda-feira (19), o Governo do Espírito Santo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), realizou novo sorteio de imóveis populares do Residencial Jabaeté, construído na Grande Terra Vermelha, para atender moradores carentes do município.

Participaram do evento a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, a equipe técnica e de assistência social da instituição, o prefeito Neucimar Fraga, o subsecretário de Habitação da Prefeitura de Vila Velha (PMVV), Marcos Costa, além de lideranças comunitárias e os próprios populares contemplados.

O sorteio aconteceu da seguinte maneira: os nomes dos beneficiados foram colocados em uma urna. Em outro recipiente, estavam depositados os endereços das casas populares - como quadra e nome da rua. Gestores do Governo do Espírito Santo e do município de Vila Velha deram início à retirada dos nomes dos proprietários – todos lidos em voz alta.

Posteriormente, os moradores eram convidados a se dirigir à urna dos endereços e, autorizados, sorteavam o número da casa onde iriam morar. A localização da residência também foi apresentada à população por meio de uma planta do Residencial Jabaeté.

Para dar legitimidade e transparência ao evento, foram convidados representantes da Defensoria Pública do Espírito Santo e da Procuradoria de Vila Velha.

“Sabemos o quanto esse momento é importante para as famílias, pois cada uma delas é formada por pessoas batalhadoras e que lutaram para ter a casa própria. E lembro que temos um governador atuante e que está empenhado no projeto de levar mais igualdade aos capixabas, trabalhando para todos, principalmente para aqueles que mais precisam de apoio”, ressaltou a diretora do Idurb-ES, Helena Zorzal.

Todos os novos moradores estão dentro dos padrões exigidos pelo Programa Nossa Casa. E para eles, a seleção das residências garantirá um Natal mais feliz e tranquilo. Assim define, por exemplo, a auxiliar de serviços gerais Mariana Monteiro. “Eu morava em João Goulart em uma casa emprestada. Só que o telhado caiu e tive que ir pra um abrigo. Depois fui pra casa da minha mãe, e passei a morar na sala com os meus três filhos. Hoje ganhei esse presente e espero ter um Natal ainda melhor esse ano”, completou.

Outro que conheceu o local onde irá viver é o porteiro Marlei Lopes da Costa. De casa nova, o rapaz já pensa em levar a companheira para viver com ele. “Até então eu vivia de aluguel. Vamos ver se agora dentro do que é meu consigo levar minha namorada pra morar comigo. Vou falar com ela e ver no que vai dar. É um sonho realizado”, comemorou.

Empreendimento

O Governo do Espírito Santo e o Ministério das Cidades investiram R$ 14.167.523,96 para a construção das 400 casas populares que integram o Residencial. O empreendimento está localizado na Grande Terra Vermelha e foi entregue durante ação do Programa Estado Presente.

A primeira etapa de seleção dos novos moradores envolveu o sorteio de residências a 250 famílias. Com mais estas 67 identificadas, o projeto entra na segunda etapa e os beneficiados podem se mudar assim que receberem as chaves.

Desde janeiro deste ano, o Governo do Espírito Santo já entregou mais de 1,2 mil casas populares, beneficiando assim, famílias de Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Alegre, Venda Nova do Imigrante, Mucurici, Ponto Belo, Pinheiros, Pedro Canário, Boa Esperança, Iconha, Baixo Guandu, Vila Velha, Cariacica, Água Doce do Norte e Ibatiba.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya