29/07/2008 05h47 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Governos do Espírito Santo e São Paulo irão assinar termo de Cooperação Técnica na área de saneamento

Os Governos do Espírito Santo e de São Paulo irão formalizar, na próxima semana, um termo de Cooperação Técnica na área de saneamento. Nesta segunda-feira (28), em São Paulo, foi realizada uma reunião preparatória para a assinatura do acordo, que envolverá a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Espírito Santo, a Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo, além das empresas Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A reunião realizada nesta segunda contou com a participação dos governadores Paulo Hartung e José Serra, além do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Espírito Santo, Paulo Ruy Carnelli; do presidente da Cesan, Ricardo Goldschmidt; da secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Seli Pena; e do presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira.

A assinatura do termo de cooperação marca a ação positiva de cooperação interestadual em área de grande interesse para o saneamento básico. Tanto a Cesan quanto a Sabesp estão engajadas em diversas atividades em prol do desenvolvimento operacional, administrativo e tecnológico.

Trata-se de uma proposta de cooperação que será estendida para vários outros órgãos da administração dos dois estados, com especial ênfase no uso racional dos recursos hídricos e meio ambiente. O acordo entre as secretarias irá se concentrar em três áreas principais: o marco regulatório do setor de saneamento; a criação de agência reguladora; e assuntos relacionados aos recursos hídricos.

O termo de cooperação técnica entre Cesan e Sabesp deverá abranger os seguintes itens, entre outros:

- projeto de automação de sistemas de produção de água tratada;

- programa de combate às perdas: cooperação para troca de experiência em ação que ambas as empresas atribuem grande prioridade;

- compras conjuntas de materiais: padronização de normas, certificação de fornecedores, incentivo e desenvolvimento a novos fornecedores e estímulo à concorrência entre os existentes, aproveitamento conjunto de atas de registro de preços.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tels.: 3321 3692 /9941 3723

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard