12/08/2011 11h03 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governos Estadual e Federal vão apoiar os municípios para execução de planos de prevenção a desastres

Os governos Federal e do Espírito Santo darão apoio aos municípios capixabas que apresentam riscos de desastres geológicos considerados críticos, por meio da execução de planos que mapeiem áreas vulneráveis à ocorrência de tragédias, propondo alternativas ou soluções para minimizar e evitar os transtornos causados por fenômenos naturais.

O subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau, explicou que o objetivo do Estado é auxiliar a implantação do Programa de Redução de Riscos nos municípios capixabas, provocando, consequentemente, uma gestão da infraestrutura urbana mais eficiente nas administrações locais.

A forma como tais parcerias devem ocorrer foi debatida durante o 1º Seminário de Gestão de Risco Geológico do Estado do Espírito Santo, encerrado nesta quinta-feira (11), com grande participação de profissionais da área, como membros de defesas civis e do Corpo de Bombeiros, além de geólogos, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais e representantes da iniciativa privada.

O seminário foi realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura Municipal de Vitória.

“Com o seminário pudemos socializar informações sobre a situação geológica do Espírito Santo, ter uma visão mais ampla do que já foi feito aqui e em outros Estados, e a partir daí trabalhar diante das nossas necessidades. Nosso objetivo é implantar o Plano de Redução de Riscos em cidades com níveis críticos de ocorrências de desastres, e ao mesmo tempo capacitar os gestores para que atuem com eficácia”, explicou o subsecretário.

A intenção do Governo Federal é semelhante, conforme detalhou o diretor de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, Celso Santos Carvalho. Durante o ciclo de palestras, Carvalho destacou as ações previstas pelo Governo Federal de 2012 a 2015, para reduzir os riscos de tragédias nas cidades.

“Estão previstas a execução do Programa de Redução de Riscos e Respostas a Desastres nas cidades mais críticas, o mapeamento preciso das áreas de riscos nessas cidades e o apoio ao o planejamento e execução de obras de contenção de encostas em áreas urbanas”, disse.

Além dessas propostas, a União ainda deve trabalhar em parceria com Estado e municípios na implementação de planejamento urbano, monitoramento da ocupação de áreas, fiscalização e controle de regiões que ofereçam riscos geológicos e apresentam ocupações inapropriadas.

Aprovação

“Foi produtivo pelas mudanças que estamos atravessando. O seminário foi realizado em um momento oportuno e temos de dar continuidade. Ainda há muito o que fazer e podemos nos espelhar em experiências que deram certo em outras regiões”, ponderou Leida Moreira Machado, secretária executiva do Conselho de Habitação da Prefeitura de Vitória.

A assistente social Renata Neri foi mais uma participante que saiu satisfeita após dois dias de debates. “Esse encontro teve um saldo muito positivo. Gostei da oportunidade e de ter essa experiência. Os debates realmente foram de alto nível”.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani