12/08/2013 11h46 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Guarapari recebe oficinas para discutir o Plano de Mobilidade Sustentável

Foi realizada nesta sexta-feira (09) e sábado (10), em Guarapari, a oficina temática para discutir a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob) no município. O encontro, realizado na Faculdade Pitágoras, contou com as presenças de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil, associações e sindicatos. A ação faz parte da primeira etapa para o desenvolvimento do Plano que será realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

As oficinas têm como objetivo mobilizar atores locais, oferecer capacitação no tema de mobilidade e dar início ao processo participativo de planejamento, realizando a identificação de problemas relacionados à mobilidade. A intenção é transmitir informações sobre o início da execução do projeto do PlanMob do Estado do Espírito Santo.

O subsecretário da Sedurb, Eduardo Calhau, acompanhou as oficinas e destacou o esforço feito pelo Governo do Estado para proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida a todos os municípios capixabas. “O plano é uma ação muito importante, pois a mobilidade impacta no desenvolvimento econômico, social e na qualidade de vida da população capixaba”, frisou Calhau.

O comandante do Pelotão de Transito do município, Arnaldo José de Souza, ressaltou a importância das oficinas. “O plano está começando da melhor forma possível, pois ouvir a população é fundamental para conhecer mais a fundo as dificuldades. Espero que com minha experiência, eu também possa contribuir para êxito desta ação”, pontuou Arnaldo.
Para o diretor geral do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus de Guarapari, Ronaldo Neves Cruz, a elaboração de ações que visem a mobilidade urbana proporcionará mais segurança aos alunos e profissionais do instituto. “É importante que sejam pensadas ações que tornem o ir e vir dos alunos mais seguro, com ciclovias adequadas, ônibus que atendam aquela área com horários coerentes com os turnos das aulas e principalmente com sistema de iluminação para evitar crimes próximo ao instituto”, frisa Ronaldo.

As oficinas, já realizadas em Colatina e Guarapari, também atenderão os municípios de Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim, na Região Central-Sul e Aracruz, Linhares, na Regional Centro-Norte.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels.:3636-5021 / 3636-5002
Email:comunicasedurb@gmail.com/priscila.contarini@sedurb.es.gov.br /gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br
Texto: Lícia Mendonça
FunPage: SedurbES
Twitter: SedurbES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard