09/01/2008 17h09 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Guarapari vai ganhar R$ 25 milhões para obras de reurbanização do canal

O estoque de projetos de empreendimentos voltados para o turismo no Espírito Santo realmente “valeu a pena”. Dentre eles, está o Programa de Revitalização Turística de Guarapari, que, além de obras para a urbanização de orlas, praças e ruas, conta com um belíssimo projeto de reurbanização do canal da cidade e a construção da marina pública. Uma verba de R$ 25 milhões foi garantida pelo Ministério do Turismo para a execução das obras.

Em audiência na tarde desta terça-feira (08), com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o secretário estadual de Turismo, Marcus Vicente, afirmou que ela garantiu o investimento de mais de R$ 120 milhões de recursos federais para o desenvolvimento do turismo capixaba.

O projeto de reurbanização do canal de Guarapari foi elaborado pela Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e integra o pacote de empreendimentos do Programa de Revitalização Turística de Guarapari, coordenado pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O projeto

A revitalização, reorganização urbanística e paisagística prevista no projeto está dividida em duas etapas, sendo uma o trecho entre a Rua Sizenandro B. Mattos, nas proximidades da Praça Jerônimo Monteiro, passando pela Rua Joaquim Augusto Ribeiro de Castro, até a Ponte Jones dos Santos Neves. E a outra se inicia na mesma ponte, passando pela Avenida Pedro Ramos, indo até a Rua Agapito Barcelos. No total, serão mais de 32,5 m² de obras, com um custo aproximado de R$ 25 milhões.

Perspectiva do deck turístico de Guarapari.

O projeto contempla a Praça Jerônimo Monteiro, com a retirada da feira hippie para a instalação de equipamentos de uso público, como playgroud, mobiliários e jardins; o Mercado Municipal de Artesanato, com a reforma da antiga sede da Giacomin, onde serão instalados os artesãos da praça; o tratamento urbanístico e paisagístico do cais ou píer para atracar escunas e embarcações de turismo e lazer; a melhoria, ampliação e reforma do imóvel onde atualmente funciona a fábrica de gelo, o INCAPER e o IDAF, na Avenida Pedro Ramos; e a urbanização desta avenida e do cais de pesca.

“O objetivo principal da nova estrutura é dar um tratamento urbanístico, de forma harmônica, segura e confortável do uso do espaço pelos pedestres e ciclistas, além dos serviços de apoio aos pescadores, no trecho entre a Ponte Jones dos Santos Neves e a Rua Agapito Barcellos, bem como melhorias da pavimentação, infra-estrutura da via e construção de novo muro de arrimo, de um deck de madeira e/ou estrutura portuária para atracar barcos pesqueiros de maior porte”, detalha o projeto.

Outros empreendimentos

A audiência com a ministra ainda teve a participação da gerente de negócios da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Carla Rezende, e do secretário Nacional de Infra-estrutura Turística, José Evaldo Gonçalo, que recebeu da ministra a orientação expressa de viabilizar todos os meios para que sejam assinados, até 5 de julho, os convênios para investimento de R$ 120 milhões do Prodetur Nacional em três obras estruturantes do Espírito Santo.

"Vou levar pessoalmente, na próxima semana, a carta consulta do Prodetur Nacional ao Ministério. Serão R$ 60 milhões para o Centro de Convenções de Vitória, na região do novo aeroporto, R$ 35 milhões para as obras definitivas da Bugia, em Conceição da Barra, inclusive com urbanização, e R$ 25 milhões para reurbanização do canal e construção da marina pública de Guarapari. São projetos que executaremos junto com a Secretaria de Desenvolvimento", disse o secretário Marcus Vicente.

A ministra elogiou o projeto "O Espírito Santo é Aqui", que promoverá ao longo do ano sete workshops com noites capixabas nos principais centros emissores de turistas para o Estado - Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Distrito Federal – e prometeu pelo menos a metade do custo do projeto, que será de R$ 1,4 milhão.

A Vila de Itaúnas receberá R$ 3 milhões para saneamento, conforme acordado na audiência, mas os primeiros recursos que aparecerão serão R$ 1,685 milhão, que já estão na conta da Secretaria de Turismo e dependem apenas de ajustes de contrato com a Caixa Econômica Federal. Esse dinheiro será investido na sinalização turística de 48 municípios do Espírito Santo.

A ministra garantiu ao secretário, ainda, a liberação de R$ 1 milhão do Prodetur Nordeste II para as obras de saneamento da Ilha de Guriri, em São Mateus. Os R$ 2,2 milhões restantes vão depender de como ficará o orçamento do Ministério, depois dos cortes que o governo fará por conta da rejeição da CPMF. Na mesma dependência ficarão os R$ 3 milhões para a divulgação do Espírito Santo em nível nacional.

A própria ministra Marta Suplicy tomou a iniciativa de dizer ao secretário Marcus Vicente que os dois projetos prioritários do ministério para o Espírito Santo – a Estrada Parque do Caparaó e as obras de infra-estrutura de Praia Grande e rio Reis Magos, em Fundão – dependerão, igualmente, de como ficará o orçamento da pasta.

Setur-ES
Tel.:(27)3380-2221