08/10/2007 13h01 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Habitação rural é discutida em Nova Venécia

Nesta segunda-feira (08), o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, César Colnago, participou de uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia para discutir investimentos na agricultura, que possibilitam melhoria na infra-estrutura rural. Também foi discutido o apoio à produção agrícola e à construção de habitações na área rural.

O gerente de Habitação e Regulamentação Fundiária da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Francisco Diomar Forza, e o diretor-presidente da Companhia de Habitação do Espírito Santo (Cohab-ES), Cláudio Thiago, apresentaram as regras do programa habitacional ‘Nossa Casa’, do Governo do Estado em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

“Trabalhamos para levar qualidade de vida para o interior. Na Seag temos programas como ‘Luz para Todos’, ‘Caminhos do Campo’, ‘Voz no Campo’ e também a habitação rural, e nesta os produtores serão atendidos via sindicato, por isso, a importância da organização em associações, cooperativas e sindicatos”, disse o secretário César Colnago.

Programa na área rural

Para construção das habitações foi firmada parceria entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal. “Serão construídas no próximo ano mil residências no interior do Estado, sendo R$ 4 mil do Governo e R$ 6 mil disponibilizados pela Caixa. Esta é uma forma de devolver o imposto pago ao cidadão”, declarou o diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio Thiago.

O secretário de Estado da Agricultura falou também sobre a importância do trabalho do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). “O apoio do Incaper aos nossos produtores é fundamental. Temos que investir nas cadeias produtivas que geram renda como café, fruticultura, além dos dias de campo que associam teoria e prática. É uma troca de conhecimentos”, afirmou César Colnago.

Os projetos da Secretaria e investimentos para a região foram tratados. “Nesta semana vamos discutir o retorno da obra do matadouro de Nova Venécia, que vai beneficiar os pequenos criadores do município. Outro trabalho importante que está no planejamento de 2008 é a inclusão de programas específicos para a juventude rural, um incentivo para que os nossos jovens permaneçam no interior e contribuam com a agricultura do Espírito Santo”, acrescentou Colnago.

Também esteve presente na reunião o prefeito de Nova Venécia, Walter De Pra; o prefeito de Vila Pavão, Ivan Lauer; o deputado estadual Freitas, além de vereadores da região, representantes do Incaper, do Idaf, de associações e sindicatos da região e produtores rurais.

Gerência de Informação e Análise – Seag
(27) 3132.1425 / 3132.1468 / 9986-6147