27/06/2008 12h55 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Hartung inaugura e autoriza o início de obras no interior do Estado

O governador Paulo Hartung cumpre extensa agenda no interior do Estado, nesta sexta-feira (27). Hartung visita os municípios de Ecoporanga, Pinheiros e Marechal Floriano, inaugurando e autorizando o início de obras nas áreas de Saúde, Saneamento Básico e Infra-estrutura. De Ecoporanga, onde foi inaugurada a estrada que liga a BR-342 à comunidade de Assentamento Miragem, o governador seguiu para Pinheiros, também no Norte do Estado, onde autoriza a construção do Núcleo Estratégico da Saúde da Família (NESF) no município. O evento está sendo realizado neste momento.

Pinheiros é o primeiro do grupo de 10 municípios selecionados para receber um Núcleo Estratégico da Saúde da Família (NESF) – que contará com três equipes médicas que atenderão uma população de 6 mil habitantes.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou R$ 818.336,36 para a construção do NESF. A unidade ocupará uma área de 514,60 metros quadrados e faz parte do Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado, cujo foco é a Expansão da Estratégia da Saúde da Família em área de condições socioeconômicas de risco e com vazios assistenciais na área da saúde, bem como a implantação das redes.

O objetivo do projeto é melhorar o acesso da população aos serviços básicos de saúde. Os atendimentos prestados serão voltados para saúde do idoso, da mulher, da criança, hipertensão, diabetes, serviços odontológicos, fisioterapia, enfermagem e educação em saúde e vacinação. Atualmente, Pinheiros possui 48% de cobertura da saúde da família.

Os municípios que fazem parte do primeiro grupo a receber unidades do NESF são: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Colatina, Cariacica, Domingos Martins, Ecoporanga, Ibatiba, Pinheiros, Sooretama e São Mateus.

Ecoporanga

Hartung chegou a Ecoporanga às 10 horas, acompanhado dos secretários de Articulação com os Municípios, José Eugênio Vieira, e Anselmo Tozi, e do subsecretário de Agricultura, Jarbas de Assis. Eles foram recebidos pelo prefeito Pedro Costa e por lideranças políticas e comunitárias da região. O governador percorreu os quase 11 quilômetros da estrada, até o Assentamento Miragem, onde foi realizada a solenidade.

No asfaltamento do trecho de 10,96 km foram investidos R$ 3.622.952,57. Em seu pronunciamento, Hartung ressaltou que já foram pavimentados mais de 500 quilômetros de estradas através do programa "Caminhos do Campo". O governador enfatizou que a pavimentação das estradas não é feita de forma convencional, pois são estradas que possuem um custo menor e que são feitas onde não há tráfego pesado, para o escoamento da produção agrícola e o fortalecimento do agroturismo.

"O Caminhos do Campo foi implantado a partir de uma experiência exitôsa na Europa, onde estradas com características similares são muito comuns. Essas estradas criam uma teia importante entre nossas vias vicinais, facilitando o escoamento da produção e contribuindo para o incremento das atividades turísticas. Desde que implantamos o Caminhos do Campo estamos aperfeiçoando o programa em busca da qualidade e da funcionalidade", disse.

Hartung destacou que o Governo tem levado o desenvolvimento para o interior, como forma de descentralizar os investimentos, que segundo ele, não podem ficar restritos à Grande Vitória. "Estradas são vetores de desenvolvimento para toda a região na qual estão inseridas. Junto à infra-estrutura, estamos levando para o interior escolas, saúde, energia elétrica, telefonia, entre outros equipamentos importantes, e incentivando a diversificação da agricultura", pontuou.

Daniel Simões / Seg

Marechal Floriano

De Pinheiros, o governador segue para Marechal Floriano. Às 17 horas será assinada, por meio da Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), a ordem de serviço para as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na sede de Marechal Floriano, no valor de R$ 5 milhões. As obras beneficiarão inicialmente 3.200 habitantes.

A solenidade de assinatura acontece na rua Davi Canal, s/n, Centro, em frente à Prefeitura Municipal. As obras ampliarão a cobertura de esgotamento sanitário de Marechal Floriano para 47%.

Serão construídos 10,7 quilômetros de redes, três elevatórias, 600 ligações prediais e uma estação de tratamento de esgoto na 1ª etapa das intervenções, que abrangem três das seis sub-bacias da cidade. O prazo previsto para a conclusão é de 12 meses.

Além do governador Paulo Hartung, estarão presentes o vice-governador Ricardo Ferraço, o presidente da Cesan, Ricardo Goldschmidt, e o diretor de Operação do Interior da Companhia, Carlos Fernando Martinelli.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Daniel Simões