12/03/2008 13h17 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Hartung inaugura obra e prestigia abertura de campeonato internacional em Castelo

O governador Paulo Hartung visitou o munic�pio de Castelo, no Sul do Estado, nesta quarta-feira (12), onde inaugurou as obras de amplia��o do sistema de abastecimento de �gua da cidade e participou da abertura do 1� Campeonato Pan Americano Federa��o de Aeron�utica Internacional (FAI) de Parapente, que acontece at� o pr�ximo dia 22, na Rampa de Ub�. Devido � realiza��o do campeonato, o munic�pio est� bastante movimentado. Mais de 125 atletas de v�rios pa�ses participam da competi��o.

Hartung chegou a Castelo �s 10 horas, acompanhado dos secret�rios de Saneamento, Habita��o e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun; de Sa�de, Anselmo Tozi; de Seguran�a P�blica e Defesa Social, Rodney Miranda; e de Articula��o com os Munic�pios, Jos� Eug�nio Vieira; al�m do diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli. Eles foram recebidos pelo prefeito Cleone Nascimento e por lideran�as pol�ticas e comunit�rias da regi�o.

Sa�de preventiva

A solenidade de inaugura��o das obras de amplia��o do sistema de abastecimento de �gua do munic�pio foi realizada na Pra�a Tr�s Irm�os, no centro da cidade, e reuniu centenas de moradores. A Companhia Esp�rito Santense de Saneamento (Cesan) investiu R$ 3,2 milh�es nas obras, que beneficiam diretamente cerca de 20 mil pessoas.

A capacidade da Esta��o de Tratamento de �gua de Castelo dobrou com as obras de amplia��o, passando de 40 l/s para 81 l/s. Foram realizadas tamb�m melhorias na estrutura f�sica e no desarenador da capta��o no rio Caxixe, al�m de substitui��o de 2.950 metros de tubula��o.

Al�m disso, a Cesan construiu dois reservat�rios com capacidade de 750 mil litros cada, que v�o garantir o abastecimento de �gua � popula��o. O governador Paulo Hartung ressaltou a import�ncia do investimento e afirmou que investir em abastecimento de �gua tratada e em coleta e tratamento de esgoto � uma das formas mais eficazes de se fazer sa�de preventiva.

�Para cada real que investimos em �gua tratada e em coleta e tratamento de esgoto economizamos quatro reais em gastos com sa�de p�blica. Por isso, recuperamos a Cesan e estamos fazendo o maior investimento da hist�ria do Esp�rito Santo em saneamento b�sico. Ao mesmo tempo, estamos enfrentando o desafio de recuperar e preservar os mananciais h�dricos do Estado, atuando em parceria com a sociedade civil organizada e com produtores e propriet�rios rurais�, afirmou Hartung.

Pan Americano de Parapente

O Pan Americano conta com a participa��o de mais de 125 atletas de diversos pa�ses. Os v�os s�o realizados em meio � natureza da regi�o, com destaque para a Cachoeira da Prata, o Pico do Forno Grande e a Pedra do Dedo, atra��es tur�sticas do munic�pio. Castelo � um dos principais destinos do pa�s quando o assunto � v�o livre. As competi��es movimentam a cidade e contribuem para o fortalecimento do turismo em toda a regi�o.

O secret�rio de Estado de Turismo Marcus Vicente, em sua fala na abertura do evento, disse que o Estado est� vivendo uma �tima fase, pois "al�m da atra��o de grandes investimentos, temos credibilidade, e � isso que faz com que as pessoas do mundo inteiro venham para o Esp�rito Santo participar de uma grande competi��o como esta. Cresce o turismo local, gira a economia, que traz retorno para o munic�pio e para todo o Estado", concluiu o secret�rio.

Segundo o secret�rio de Estado de Esportes Maur�cio Ribeiro, o Governo do Estado tem apoiado grandes eventos no esporte de rendimento. �Assim como o Pan Americano de Parapente, estamos juntos no Brasileiro de Enduro, que acontecer� no m�s de abril (Venda Nova), no Brasileiro de Motocross, em agosto (Cachoeiro de Itapemirim), e no mundial de Parapente, em setembro (Castelo), entre tantos outros�.

Maur�cio ainda ressalta que os eventos s�o importantes para o desenvolvimento do Esporte no Estado. �S�o campeonatos bel�ssimos, que ajudam a aproximar o capixaba do esporte e que, por aproveitarem bem as potencialidades naturais de cada regi�o, v�o mostrar o Esp�rito Santo para o Brasil e para o mundo�.

Castelo

O munic�pio de Castelo tem �rea total de 670 quil�metros e 35 mil habitantes. Sua economia � baseada na agropecu�ria e na extra��o de rochas ornamentais. Est� localizado a 146 km da Capital, Vit�ria, na regi�o montanhosa do Estado do Esp�rito Santo.

Pode-se chegar a Castelo pelas Rodovias ES 166, ES 379, ES 491 e BR 482, partindo de Cachoeiro de Itapemirim, com acesso no Trevo de Duas Barras, pela Rodovia Fued Nemer, num percurso de 18 quil�metros.

O acesso tamb�m � poss�vel a partir de Venda Nova do Imigrante. Partindo de Vit�ria, passando pela BR 262, chega-se a Venda Nova do Imigrante e da�, pela Rodovia Pedro Cola, chega-se a Castelo (36 km).

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Sim�es