13/11/2009 16h00 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Hartung inaugura obras e entrega equipamentos em Rio Novo do Sul e Iconha

O governador Paulo Hartung e o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (13), um conjunto de obras de melhorias urbanas nos municípios de Rio Novo do Sul e Iconha. Hartung também visitou as obras de pavimentação da estrada que liga a sede de Rio Novo do Sul à comunidade de Belém, em Vargem Alta, e promoveu a entrega de máquinas e equipamentos em Iconha.

Às 10 horas, Hartung chegou a Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, acompanhado do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz, e do chefe de Gabinete, Valdir Klug. Eles foram recebidos pelos moradores da localidade, pelo prefeito Estevam Fiório, pelo vice-prefeito João Martins e por lideranças políticas, comunitárias e religiosas da região.

De Cachoeirinha, o governador percorreu os 13 quilômetros de extensão da estrada que liga a sede de Rio Novo do Sul à comunidade de Belém, no município de Vargem Alta. A estrada está sendo pavimentada através do programa ‘Caminhos do Campo’. Estão sendo investidos na obra R$ 5,752 milhões. Da extensão total do trecho, 10 km já estão pavimentados e o andamento das obras acontece dentro do cronograma estipulado. A obra está gerando mais 60 empregos diretos, a grande maioria na própria região.

Rio Novo do Sul

Ao chegar à sede de Rio Novo, o governador visitou obras de pavimentação e inaugurou cinco pontes e as obras de melhorias urbanas que fazem parte do Projeto de Controle de Cheias. A solenidade de inauguração foi realizada no Teatro Municipal Ivo Mameri. Antes da cerimônia, os presentes puderam acompanhar uma apresentação do coral do PET, formado por crianças e adolescentes da cidade.

Os trabalhos em Rio Novo do Sul foram realizados por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que investiu R$ 891,9 mil na construção de um muro de contenção – de 1.560 metros (na extensão do rio Novo), no centro do município e que faz parte do Projeto de Controle de Cheias – e de cinco pontes.

Desenvolvimento harmônico

Iconha

O governador Paulo Hartung afirmou que o Governo do Estado vem trabalhando para promover o desenvolvimento de maneira harmônica no Estado, levando em consideração as vocações de cada região. “Estamos implantando um modelo de desenvolvimento geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. O modelo concentrador não deu certo. Por isso, estamos levando para o interior do Estado políticas públicas capazes de criar um campo de igualdade de oportunidades”, salientou.

Hartung também destacou a qualidade da obra do programa ‘Caminhos do Campo’ que vem sendo executada no município. “Essa obra já apresenta um novo padrão dentro do programa ‘Caminhos do Campo’. Uma estrada pavimentada é um vetor de desenvolvimento para toda a região, melhora a qualidade de vida e facilita o escoamento da produção agrícola”, pontuou.

Iconha

De Rio Novo do Sul, o governador e comitiva seguiram para Iconha, onde também foram inauguradas obras de melhorias urbanas. A Sedurb destinou R$ 172,9 mil (de um total de R$ 176,5 mil) para a pavimentação da rua Deolindo Paganini, uma das mais importantes do município, no bairro Jandira. Além disso, o Governo do Estado promoveu a entrega de um trator à Prefeitura e de um automóvel para atender ao Conselho Tutelar do município.

O trator repassado à Prefeitura faz parte do trabalho da Seag para fortalecer a assistência aos agricultores do município. A aquisição da máquina e dos implementos (arado, grade e carreta), representou um investimento de R$ 75,1 mil. A solenidade foi realizada em frente à prefeitura e reuniu moradores e lideranças políticas e empresariais do município e região.

Confira fotos da visita a Rio Novo do Sul

Confira fotos da visita a Iconha

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões