08/07/2009 12h12 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Hartung visita obras no Norte e anuncia investimento de R$ 2 milhões em Nova Venécia

O governador Paulo Hartung anunciou, na manhã desta quarta-feira (08), investimentos de mais de R$ 2 milhões em obras de pavimentação de diversas ruas de Nova Venécia. O anúncio foi feito durante solenidade realizada na Câmara de Nova Venécia, que contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, do presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, do prefeito Wilson Japonês, entre outras autoridades estaduais e municipais.

Antes da solenidade, o governador percorreu a Rodovia ES 381, no trecho que liga os municípios de Águia Branca e Nova Venécia, passando pelas localidades de Guararema, Cedrolândia e Cristalino, numa extensão total de 43 quilômetros. O Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 45 milhões na pavimentação da estrada.

O primeiro trecho, que vai da localidade de Rio Muniz ao entroncamento com a ES 080, que possui 19 quilômetros, já foi concluído. Hartung aproveitou a visita para conferir de perto as obras no segundo trecho, que possui 24 quilômetros, e vai do entroncamento com a ES 137, em Nova Venécia, a Rio Muniz. As obras estão em fase de terraplanagem. O investimento na pavimentação do segundo trecho é de R$ 23, 6 milhões.

A estrada que liga Águia Branca a Nova Venécia está inserida na maior região produtora de granito do Espírito Santo. A ES 381 é uma rodovia federal que foi estadualizada para que o Governo do Estado pudesse fazer as obras necessárias. As obras de pavimentação vão beneficiar diretamente o setor de extração de rochas ornamentais, os pequenos produtores rurais e os cafeicultores da região.

A rodovia complementa também a ligação entre as regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais e o litoral Norte do Espírito Santo, melhorando o acesso de turistas ao litoral capixaba.

Urbanização

Após percorrer a rodovia, Hartung e comitiva se dirigiram à Câmara Municipal de Nova Venécia, onde foi realizada a solenidade que marcou a assinatura de um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Nova Venécia, que vai permitir ao Governo do Estado investir mais de R$ 2 milhões em obras de pavimentação de diversas ruas do município. Com o convênio entre as administrações estadual e municipal deverão ser pavimentadas 28 ruas da cidade, totalizando mais de seis quilômetros de obras.

O governador Paulo Hartung ressaltou que ao pavimentar a ES 381, no trecho entre Águia Branca e Nova Venécia, o Governo do Estado está implantando um novo eixo viário na região e concretizando um sonho de mais de 30 anos da população. “Trata-se de um vetor de desenvolvimento extremamente importante para a região. Uma obra prometida por muitos governos, que estamos tendo a felicidade de tornar realidade”, destacou.

"É com muita alegria que retornamos em Nova Venécia para confirmar novos investimentos. Recentemente o Governo do Estado iniciou as construções da unidade do Corpo de Bombeiros e da ponte em Luzilândia e inaugurou a nova unidade da Cesan. Hoje percorremos a rodovia que recebe obras de asfaltamento e anunciamos a construção de uma unidade básica de saúde e a pavimentação de ruas na sede do município. Como diz nosso governador, quem te viu, quem te vê. O Espírito Santo está de cara nova. Essa rodovia concluída vai fazer uma extraordinária diferença em toda a Região Norte do Estado. A unidade de saúde a as ruas calçadas contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas", destaca o vice-governador, Ricardo Ferraço.

Coordenador do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos 2009, o vice-governador ressalta, ainda, outros benefícios das intervenções. "Além de beneficiar a todos após a conclusão, essas obras geram empregos durante a execução. Esse é o desafio, manter as oportunidades, principalmente, em épocas de crise. Essas realizações são fruto da organização implantada na administração estadual. Ela permitiu ampliar e muito a capacidade de investimentos em todo o Espírito Santo”, disse Ricardo Ferraço.

Ele acrescentou que “a melhoria da infraestrutura favorece o ainda mais o desenvolvimento no Interior. Os avanços são muitos e vão continuar. Um exemplo é uma nova parceria com a prefeitura de Nova Venécia, onde a Cesan vai coletar e dar destinação adequada ao esgoto. Serão investidos R$ 18 milhões que vão contribuir para a despoluição do Rio Cricaré", finaliza Ricardo Ferraço.

Participaram também do evento em Nova Venécia, 12 prefeitos de municípios da região, além de deputados estaduais.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões