15/10/2013 10h49 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Ibatiba e Itaguaçu recebem investimentos para limpeza de canais

O Governo do Espírito Santo vai investir na limpeza e desobstrução de canais em Itaguaçu e Ibatiba. A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) firmou parceria com as prefeituras dos dois municípios para realização de trabalhos do Programa de Limpeza e Desobstrução de Canal.

A assinatura dos termos de cooperação técnica foi realizada na manhã desta terça-feira (15) na sede da Sedurb e contou com a presença dos prefeitos de Ibatiba, José Alcure de Oliveira, e de Itaguaçu, Darly Dettmann, o deputado estadual Sandro Locutor e o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb, Dalton Ramaldes.

O termo de cooperação técnica visa à prestação de serviços com disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional de limpeza e desobstrução de canais. O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, informa que todos os municípios que sofrem com as consequências das chuvas podem ser beneficiados pelo Programa e que esta é uma ação emergencial e de prevenção. “Esta limpeza tem como objetivo retirar os sedimentos e lixos acumulados no leito dos canais, de forma a contribuir com a desobstrução dos locais, restabelecendo a seção de vazão existente”.

Em épocas de chuvas o município de Itaguaçu sobre com inundações no centro da cidade e bairros da periferia. Para facilitar o escoamento da água e ajudar a evitar prejuízos econômicos e sociais, o programa desenvolvido pela da Sedurb disponibiliza um caminhão truck e uma escavadeira hidráulica para fazer a limpeza e desobstrução dos cursos hídricos.

As intervenções estão previstas nas seguintes áreas: Rio Santa Joana,Córrego Barro Preto e leito antigo da Santa Joana, passando por toda a extensão do centro de Itaguaçu, totalizando 10.261 m de área beneficiada.

Para realização dos serviços em Ibatiba serão disponibilizados os seguintes equipamentos: caminhão tanque, caminhão basculante, escavadeira hidráulica e retroescavadeira, totalizando 2.400 horas de serviço.

A limpeza e desobstrução de canais no município serão realizadas nos seguintes bairros: Lacerda, São Sebastião, Centro, Boa Esperança, Ponte da BR 262, Floresta, Bairro Ypê – Trocates Córrego Ypê - e Córrego São José, na comunidade de Santa Clara.

Programa

O Programa de Limpeza e Desobstrução de Canal foi desenvolvido com o objetivo de ajudar a prevenir desastres naturais em épocas de fortes chuvas, visando restabelecer a vazão dos canais, por meio da limpeza e desobstrução. Os primeiros municípios começaram a ser atendidos em abril deste ano.
Para participar do programa o município deve entrar em contato com a Sedurb e apresentar um plano de trabalho discriminando os locais que necessitam de limpeza. Uma das obrigações da prefeitura é possuir um local de ‘bota fora’ desses rejeitos devidamente licenciado.

Municípios já beneficiados

O Programa de limpeza e desobstrução de canal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) se realiza em parceria com os municípios, e já resultou no desassoreamento de 18 mil metros de extensão de canais nos municípios de Vila Velha e Cariacica, Só em Cariacica, mais de duas mil carretas de lama foram retiradas dos canais.

Os municípios beneficiados inicialmente pelo Programa foram Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Fundão, Ibiraçu e São José do Calçado, e estão entre os mais afetados por alagamentos, inundações e enxurradas nos períodos de chuva. Hoje os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Ibitirama, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Guarapari também estão sendo atendidos.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini