02/08/2007 13h30 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Idaf participa da 3ª Conferência Municipal de Cidades em Aracruz

A Câmara Municipal de Aracruz sediou a 3ª Conferência Municipal de Cidades, que teve por objetivo envolver os diversos segmentos da sociedade na formulação de propostas relacionadas à Política de Desenvolvimento Urbano do município de Aracruz.

O engenheiro agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), André Marques, participou como conferencista do evento. O técnico ministrou palestra com reflexões sobre o uso e ocupação do solo, a destinação de resíduos sólidos, saneamento básico, abastecimento de água, poluição atmosférica e o Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, destacando a rede de cidades e a interiorização do desenvolvimento.

Destacou ainda os principais desafios para a construção de um espaço urbano ambientalmente responsável, dentre eles a conservação dos remanescentes de cobertura vegetal do município, a proteção do solo e dos recursos hídricos e o incremento nas atividades econômicas, considerando as limitações ambientais e a perspectiva de finitude dos recursos naturais.

A Conferência teve a participação do prefeito em exercício, Jones Cavaglieri, além dos secretários municipais, vereadores, líderes de comunidades, associações e comunidade em geral.

Segundo André Marques, o evento foi importante por possibilitar aos diversos segmentos da sociedade um espaço para a discussão sobre o desenvolvimento do município no qual residem. “É um espaço democrático que possibilita a gestão participativa do espaço urbano” afirma.

Assessoria de Comunicação do Idaf
Jucilene Borges