26/05/2010 12h09 - Atualizado em 04/05/2016 16h27

Idurb-ES discute demandas habitacionais no Encontro Regional de Habitação em Florianópolis

O Programa Nossa Casa, do Governo do Estado, será conhecido pelos participantes do Encontro Regional de Habitação que acontece nesta quinta-feira (27), em Florianópolis, Santa Catarina. Estarão presentes a diretora-presidente e o assessor técnico do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb-ES), Helena Zorzal e Luiz Carlos Salles, respectivamente.

O Encontro, promovido pela Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação, é dividido por regiões, sendo que o próximo inclui as regiões Sul e Sudeste. Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e presidentes de órgãos assemelhados discutirão a preparação de uma Agenda Nacional para Habitação, objetivo do evento.

Todas as discussões oriundas dos encontros nacionais serão levadas para o Encontro Final, a ser realizado dia 18 de junho, em Brasília.

Programa Nossa Casa

A diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, irá apresentar aos participantes detalhes do Programa Nossa Casa e a política habitacional do Espírito Santo.

O programa habitacional do Governo do
Estado já beneficiou cerca de 1.300 famílias com entrega de casas em Água Doce do Norte, Águia Branca, Apiacá, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição da Barra, Governador Lindenberg, Itapemirim, Ibiraçu, Iconha, Jaguaré, João Neiva, Marataízes, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Viana, Vila Valério, Vila Velha, Pinheiros, Irupi, Divino São Lourenço, Boa Esperança, Vila Pavão, Matenópolis, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Alto Rio Novo, Guaçuí, Ibitirama, Ibatiba, Iúna, Muniz Freire, Marechal Floriano, São Gabriel da Palha e Serra.

Mais de 2000 unidades habitacionais estão sendo construídas. O Programa atende famílias que possuem renda de até três salários mínimos e a demanda é identificada prefeituras municipais.

O investimento total do Programa Nossa Casa, até dezembro de 2009, foi de R$ 54,5 milhões, dos quais R$ 45,3 milhões foram repassados pelo Governo Estadual. Em alguns municípios, o Programa conta com a parceria da Caixa Econômica Federal.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva