28/12/2010 12h56 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

<b>Idurb-ES e Prefeitura de Cariacica autorizam a construção de casas populares no bairro Padre Gabriel<b>

Famílias com renda de até três salários mínimos serão contempladas com a construção de 38 casas populares construídas por intermédio do Programa Nossa Casa, pela formalização de convênio entre o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) e a Prefeitura de Cariacica.

O Governo do Estado, por intermédio do Idurb-ES, participou nesta quinta-feira (23) da solenidade de assinatura de ordem de serviço para o início da construção de casas no bairro Padre Gabriel, em Cariacica, que serão entregues a 38 famílias já selecionadas pelo município.

Na ocasião, o prefeito da cidade, Helder Salomão, autorizou o início das obras referentes ao convênio assinado entre o Idurb-ES e a administração local. Do valor total do investimento, orçado em R$ 986.981,60, o Governo capixaba repassou a quantia de R$ 684.000, sendo os R$ 302.981,60 restantes, contrapartida municipal.

A solenidade foi acompanhada pela diretora presidente do Instituto, Helena Zorzal Nodari, por autoridades políticas de Cariacica e os próprios moradores do bairro que abrigará as novas unidades habitacionais.

“A construção dessas casas com apoio do Governo é de fundamental importância. Essas novas unidades habitacionais possibilitam que todas essas famílias deixem as áreas de risco em que moram atualmente. Tivemos grande participação popular, as famílias compareceram, enfim, foi bastante satisfatório”, destacou Helena.

O Programa Nossa Casa é desenvolvido em parceria com os municípios e possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio da Resolução 460; com recursos provenientes do Pró-Moradia; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos ainda há parceria com as prefeituras.

O “Nossa Casa” tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional e, consequentemente, diminuir a desigualdade social no Espírito Santo. Já são quase quatro mil imóveis entregues ou em execução destinados a famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos, sempre em parceria com os municípios.

O investimento total em unidades habitacionais nessas modalidades é de mais de R$ 80 milhões, sendo R$ 70,2 milhões do Tesouro Estadual.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva/Max Torezani