18/07/2011 08h59 - Atualizado em 04/05/2016 16h31

Idurb-ES promove reunião com assistentes sociais de municípios beneficiados pelo Programa Nossa Casa

Assistentes sociais de sete municípios capixabas participaram na última semana de mais uma reunião promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) e pela Caixa Econômica Federal (CEF), para orientar os profissionais desta área quanto à execução dos Trabalhos Técnicos Sociais (TTS) realizados com as famílias que compõem a lista de moradores pré-selecionadas para receberem a casa própria.

Participaram do encontro – realizado no auditório da Regional de Sustentação ao Negócio Governo Vitória da Caixa Econômica Federal (CEF), os agentes sociais de Boa Esperança, Pancas, Barra de São Francisco, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado e Ibatiba. Nessas cidades, estão sendo construídas 538 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa com investimento do Governo do Espírito Santo no valor de R$13,5 milhões.

No decorrer da reunião, foi realizada a reformulação do cronograma dos projetos sociais desenvolvidos pela assistência social dos municípios com a população. Com a elaboração do novo modelo de trabalho, a assessora técnica do Idurb-ES, Verônica Gomes Costa, acredita que as atividades serão melhor aproveitadas pelas comunidades envolvidas.

“Nossa reunião foi bem produtiva. Com a revisão do cronograma identificamos as atividades que podem ser executadas nos projetos e uma das propostas foi realização de ações pós ocupação das moradias. Ou seja, ficou definido que as assistentes sociais dos municípios vão trabalhar com as famílias por até dois meses depois das entregas”.

A medida, explica Verônica, tem por objetivo fazer com que os novos moradores tenham todo o suporte dos municípios no processo de adaptação à nova casa. Nesse caso, estão incluídas as visitas domiciliares e a aplicação de um questionário para identificar as principais dificuldades que as pessoas eventualmente venham a ter.

Os Trabalhos Técnicos Sociais são desenvolvidos em três eixos: Mobilização e Organização Comunitária – quando as famílias são instruídas a viverem em harmonia com comunidade; Educação Sanitária e Ambiental, e Geração de Trabalho e Renda. Neste último caso, os moradores podem participar de cursos gratuitos para elevar o orçamento mensal, como pintura em tecidos, manicure, costura e compostagem de alimentos diversos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani
Texto: Max Torezani
3636-5021 / 9860-6135 / 9774-6543
comunicasedurb@gmail.com


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard