Idurb recebe representantes dos trabalhadores rurais e agricultores familiares
Com objetivo de conhecer as demandas das entidades representativas dos trabalhadores rurais e agricultores familiares para o exercício de 2013, o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do ES (Idurb), recebeu na tarde desta segunda-feira (18) representantes da Associação de pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo (Apagees).
Durante a reunião, realizada na sede do instituto, foram apresentadas as ações em andamento e os procedimentos a serem adotados para a solicitação de projetos habitacionais do Programa Estadual de Habitação de Interesse Social ‘Nossa Casa’.
Também foram discutidas as metas para 2013 do Programa, que é uma parceria do Governo do Espírito Santo, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e municípios.
Para a diretora presidente do Idurb, Helena Zorzal, o encontro é o momento de integração entre as ações das entidades organizadas com o Governo. “É de extrema importância este encontro, pois as entidades, com a experiência na execução de projetos, podem planejar junto com o Governo, enquanto gestor do Programa, para juntos construírem políticas que visem a qualidade de vida para as famílias e produtores rurais”, frisa Helena.
Em continuidade as ações de Governo, em 2012, foram assinados entre Idurb, Caixa Econômica Federal e Entidade Organizadora, seis Termos de Cooperação e Parceria viabilizando a construção de 133 unidades habitacionais rurais, distribuídas por diversos municípios capixabas, para atender agricultores familiares e trabalhadores rurais. Foram contemplados os municípios de: Itaguaçu, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Apiacá, São José dos Calçados e Cachoeiro de Itapemirim. A ação contou com investimento de 959 mil do Governo do ES e 3,5 milhões do Governo Federal.
O coordenador do Coletivo de Moradia da APAGEES, Dione Albane da Silva, destaca a importância do diálogo entre entidades e sociedade civil organizada e o Governo. “É a partir deste diálogo que poderemos, por meio das nossas solicitações, pautar as ações e políticas para melhoria e qualidade de vida do morador, produtor e trabalhador rural”, pondera Dione.
Para 2013, a meta é atingir 750 moradias construídas em todo Espírito Santo, proporcionando condições dignas de moradia para população beneficiada.
Entidades Representativas
Central Municipal das Associações de Agricultores Familiares (Cemaaf)
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes)
Associação de Produtores Rurais e Amigos do Córrego Rio do Campo
Associação de Pequenos Agricultores Familiares de São Pedro
Associação de Pequenos Agricultores Familiares de Barra do Sertão
Associação de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Espírito Santo
Associação de pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo (Apagees)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sedurb/ Idurb
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels. : 3636-5021/ 3636-5002
Email:comunicasedurb@gmail.com/priscila.contarini@sedurb.es.gov.br/gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br
Texto: Maria da Glória Sarmento Raibero