15/08/2008 11h57 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Ilhas do Boi e do Frade vão receber sistema de esgotamento sanitário da Cesan

O Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), assinou nesta quinta-feira (14) a Ordem de Serviço para início da implantação do sistema de esgotamento sanitário nas ilhas do Boi e do Frade, em Vitória. Os investimentos, no valor de R$ 6,15 milhões, vão contribuir para elevar a 100% a cobertura desse serviço na capital.

A solenidade foi realizada às 19 horas, no Iate Clube do Espírito Santo, na Praia do Canto. Estiveram presentes o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli; o presidente da Cesan, Ricardo Maximiliano Goldschmidt; além de diretores da Companhia; empresários; e lideranças dos bairros beneficiados.

Para o secretário, a assinatura da ordem de serviços é um momento de prestação de contas para a população. Ele também destacou o caráter duradouro dos investimentos. “O aspecto mais importante da implantação do esgotamento sanitário é que a melhora da qualidade de vida é para sempre”, disse.

A presidente da Associação de Moradores da Ilha do Boi, Marilza Celin, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado e da Cesan e o comprometimento com a ética no uso dos recursos públicos. “Fico feliz que o Estado veio atender a uma antiga reivindicação dos moradores e com uma obra com data para começar e terminar”, comemorou.

Já o presidente da Associação de Moradores da Ilha do Frade, Otacílio Coser Filho, disse que a responsabilidade pela despoluição da orla deve ser compartilhada por todos. “Precisamos ter a mente aberta e ser parceiros nessa obra, ligando os imóveis à rede coletora da Cesan, para que possamos acabar com a proliferação de algas no entorno da Ilha devido à poluição e falta de oxigenação da água”, alertou.

A implantação do sistema de esgotamento sanitário faz parte do Águas Limpas, o maior programa de investimentos em saneamento da história do Espírito Santo. Entre 2003 e 2011, a Cesan terá aplicado mais de R$ 1 bilhão na ampliação dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário nos municípios onde a empresa tem a concessão dos serviços.

Nas Ilhas do Boi e do Frade, serão beneficiadas, em média, 1.500 pessoas com coleta e tratamento de esgoto. A previsão é que as obras sejam concluídas em janeiro de 2010. Os investimentos estão sendo realizados com financiamento da Caixa Econômica Federal / PAC e com recursos próprios da Cesan.

Serão implantados mais de 12 quilômetros de redes coletoras e oito estações de bombeamento. O esgoto será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mulembá, que está sendo ampliada. Ao todo, serão disponibilizadas aproximadamente 600 ligações prediais na rede da Cesan.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5075
Charley Fernandes
2127-5022

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard