23/12/2008 12h23 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Inaugurado Centro Administrativo de São Domingos do Norte

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Domingos do Norte, na Região Noroeste 2, inauguraram, na manhã desta terça-feira (23), o Centro Administrativo Municipal e Estadual Bazílio Malacarne. O Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), investiu R$ 1.026.736,05, para concluir a obra que estava paralisada há 11 anos.

Além de órgãos da administração municipal – como o gabinete do prefeito, as secretarias de Educação e Administração e a área administrativa da Secretaria de Saúde e outros –, também irão funcionar no local, setores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), além de instalações para funcionamento da Agência do Programa Estadual de Microcrédito, Nossocrédito.

A prefeita do município, Ana Izabel Malacarne de Oliveira, agradeceu a parceria e apoio do Governo do Estado. “Agradeço ao governador Paulo Hartung e ao secretário Paulo Ruy Valim Carnelli. Encontramos as portas da Sedurb abertas para nos acolher e dar continuidade às nossas obras. Com certeza esse Natal será muito feliz, pois vencemos mais esse desafio: concluir as obras inacabadas e constituir excelentes parcerias como a que fizemos no projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’, iniciativa maravilhosa, que irá trazer inúmeros benefícios para São Domingos do Norte e para toda a nossa região”, declarou.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, iniciou sua fala cumprimentando Nair Covre, esposa de Abílio Malacarne, cujo nome foi dado ao Centro e destacando a importância da Sedurb no trabalho que é desenvolvido no Estado.

“A Sedurb foi uma Secretaria criada pelo governador Paulo Hartung para ser mais uma parceira das cidades capixabas. É uma importante porta que se mantém aberta para ouvir e interagir com os municípios. Hoje, depois de quase dois anos de existência, nós temos mais de 140 convênios celebrados em diversos municípios capixabas para realização de obras de habitação e melhorias urbanas. Já são mais de R$ 100 milhões investidos”.

Ele destacou a importância da obra do Centro Administrativo para o Governo Estadual. “É com muita satisfação que o Governo inaugura essa obra tão importante para o município, mas muito relevante para o Estado também. É fundamental investir no desenvolvimento do interior do Espírito Santo. Esse desenvolvimento, com a gestão do governador Paulo Hartung, não ficou restrito à Região Metropolitana. Só em São Domingos do Norte, o Governo já investiu cerca de R$ 1,5 milhão nesta obra que estamos inaugurando hoje e em algumas outras como a pavimentação de ruas e construção de praça”.

“Quero também parabenizar o município de São Domingos do Norte, que hoje possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) capixaba. Isso nos alegra. É muito bom ouvir notícias como essa. São vitórias construídas com muito trabalho e parceria”, concluiu o secretário.

“O nosso Estado mudou, se organizou, alcançou o equilíbrio na relação de suas forças políticas e na articulação com todos os poderes. O governador sempre dá exemplos para todos nós, quando se trata dos interesses da população”, enfatizou o secretário Extraordinário de Articulação com os Municípios, José Eugênio Vieira, que estava representando o governador Paulo Hartung na solenidade.

José Eugênio finalizou lembrando o crescente investimento do Governo do Estado nos municípios. “Quero lembrar que no início deste Governo, era aplicado apenas 1% da receita e hoje, são 16% investidos em prol dos municípios. Foi um grande avanço. A receita cresceu, fizemos poupança, e podemos ajudar aos municípios sem distinção”, concluiu.

Também estiveram presentes na solenidade técnicos da Sedurb, o deputado federal Lelo Coimbra, os deputados estaduais Giuliano dos Anjos e Da Vitória, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Amarildo Dalmonte, o vice-prefeito Gerson Idomar Kuster, o prefeito eleito Élison Campostrini, a prefeita de São Gabriel da Palha, Raquel Lessa, representantes do Ministério Público Estadual, das polícias Civil e Militar, secretários municipais, além de convidados e outras autoridades locais.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva