03/02/2014 06h37 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Infraestrutura urbana: bairro Nova Palestina recebe nova orla em Vitória

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), inaugurou na noite desta sexta-feira (31) as obras de urbanização da orla do bairro Nova Palestina, em Vitória. A intervenção contou com investimento de R$ 5.082.812,23, sendo o recurso exclusivo do Tesouro Estadual.
As obras, que fazem parte do Programa Bem Melhor, contemplaram a implantação de iluminação, playgrounds, ciclovia, bancos de concreto, paisagismo, dentre outros serviços. A intervenção é fruto de convênio firmado com a Prefeitura de Vitória e beneficia uma das áreas atendidas pelo Programa Estado Presente.

O governador Renato Casagrande destacou a importância da obra para a capital capixaba. “Este é um investimento em conjunto com a prefeitura de Vitória que tem por objetivo proporcionar um lugar onde os moradores possam realizar atividades físicas. Esta obra vai beneficiar uma área atendida pelo Estado Presente, que visa garantir a segurança por meio de ações voltadas para educação, esporte, lazer, saúde e importantes obras de infraestrutura urbana. Essa obra também reafirma o compromisso deste governo com o município de Vitória”, frisou Casagrande.

Espaço de lazer, esporte

“A construção da orla traz para o bairro um novo olhar para esta área, pois agora temos um espaço para caminhadas, prática de esportes. Acima de tudo, transformamos um local ocioso em um espaço que poderá ser utilizado por toda comunidade”, frisou Flávio Pereira, morador do bairro e professor do projeto Música que transforma.

Para a líder comunitária Lucinéia dos Santos Martins, a Néia, a intervenção é fruto de um desejo antigo da comunidade. “Quando a obra foi iniciada muitos moradores não acreditavam que veriam sua conclusão. Hoje essa inauguração e a concretização deste desejo é um marco na história de Nova Palestina, pois a orla integra todos, pois temos parques para as crianças, quadra de esporte para jovens e também um espaço reservado à terceira idade”, comemora Néia.

As aposentadas Tereza Pereira dos Santos e Atenalia Barbosa de Araujo, de 65 e 80 anos respectivamente, comemoram o novo espaço para caminhadas.

Lilian e a filha Tyffane.

A moradora Lilian Souza aproveita o espaço para passar mais tempo com a filha Tyffane de 2 anos e meio. “Agora temos um espaço com mais segurança e lazer para trazer as crianças. A obra está de parabéns”, afirma Lilian.

Outros investimentos na região

Nos últimos três anos, a cidade, que é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados, recebeu investimento de R$ 31.207.365,34, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), sendo R$ 26.068.563,74 de recursos exclusivos do Tesouro Estadual, e a diferença é contrapartida municipal.

Outras obras da Sedurb na Região Metropolitana

Além de Viana, fazem parte da Região Metropolitana os municípios de Fundão, Serra, Cariacica, Vila Velha, Vitória e Guarapari. Nos últimos três anos a região, que concentra quase a metade da população capixaba recebeu investimento superior a R$ 220 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para execução de obras de pavimentação, drenagem, construção de praça, etc. Dentre as intervenções destacam-se as obras de pavimentação e drenagem de vias urbanas da Grande Cobilândia, em Vila Velha, Drenagem e pavimentação de diversas ruas nos bairros Antártica, Areinha, Arlindo Villaschi, Campo Verde, Eldorado, Indrustrial e Primavera, em Cariacica e a revitalização do bairro Laranjeiras, na Serra.

Programa Bem Melhor

O programa visa à execução de projetos na área de melhorias urbanas como construção de áreas de lazer e reurbanização/revitalização de espaços públicos inteiros. Entre 2011 e 2013, o Bem Melhor já investiu mais de R$ 40 milhões na realização de intervenções, que, além de oferecer lazer, também contribuem para a saúde dos moradores, a exemplo das intervenções realizadas na Praia do Morro, em Guarapari, e a construção da Praça em São Domingos do Norte.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini