11/01/2013 11h38 - Atualizado em 18/08/2015 14h06

<b>Infraestrutura urbana tem o maior investimento da história do ES

A Sedurb alcançou nos dois últimos anos o maior investimento em infraestrutura urbana da história do Espírito Santo. No ano de 2011, 84 convênios foram celebrados com 47 municípios no Estado. Em 2012, foram firmados 95 convênios beneficiando mais 40 dos 78 municípios capixabas. Os investimentos alcançam R$ 236.390.549,55, sendo R$ 216.399.101,92 investimentos exclusivos do Governo do Estado por meio da Sedurb e a diferença contrapartida dos municípios.

Com programas como o ‘Bem Melhor’ e o ‘Rua Nova’ a Sedurb realiza obras de pavimentação, drenagem e urbanização em geral, em parceria com municípios de todo o Estado por meio de convênio. São obras que proporcionam bem estar à população e contribuem para melhorar a qualidade estética, urbana e infraestrutura dos espaços públicos e nestes dois últimos anos mudou para melhor a vida de mais de 265 mil capixabas.

Agora tenho como me locomover para estudar, ir ao médico, ou qualquer coisa, afirma a estudante Raianne da Costa, moradora de Iconha, no Sul do Estado. “Com o calçamento da minha rua e aqui em volta ficou tudo mais fácil. Antes eu tinha que andar cerca de 3 km para pegar um ônibus, agora, com o calçamento e acesso ao meu bairro pronto, consigo estudar, ir ao médico e tudo mais,” explica.

No município de Iconha, outras obras da Sedurb estão em andamento na região, como a pavimentação e drenagem de ruas e acesso a bairros, construção de muro de contenção, além de obras de construção e reforma de praças, totalizando R$ 3.106.393,31 em investimentos, que levarão mais qualidade de vida e segurança para os moradores.

Dona Algenira Gomes, moradora de Terra Vermelha, afirma que a vida mudou. “Nossa vida mudou, simplesmente porque antes não conseguíamos sair de casa nem para a rotina normal de pagar contas, pois a lama e buracos em frente à casa impediam qualquer coisa. Eu tinha que sair descalça de casa e levar um pano, para depois de passar na minha rua toda alagada, chegar a um local alto, enxugar e calçar os sapatos para pegar o meu ônibus, que também não passava próximo daqui devido ao péssimo estado das ruas. Agora toda esta luta ficou para trás, graças a Deus,” afirma aliviada.

O município de Vila Velha recebeu mais de R$ 29 milhões em investimentos em infraestrutura urbana nos dois últimos anos, sendo a região de Grande Terra Vermelha (Estado Presente) contemplada com um investimento de R$ 12.000.000,00, de recursos do Governo do Estado, em três importantes convênios firmados com a Prefeitura, para pavimentação e drenagem dos bairros de Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Normília da Cunha. As obras vão levar mais saúde, mobilidade urbana e qualidade de vida para aproximadamente 30 mil pessoas daquela região.

Seu Agenor Silva, morador de Nova Palestina, afirma que agora sim ele sente que realmente é valorizado como cidadão. “São 20 anos que já passaram e a gente ficava aqui esquecido no meio deste valão a beira mar, sem conseguir sair ou chegar em casa, fora os filhos, sempre doentes com esta água poluída. Com a urbanização aqui da orla e a dragagem do canal feita pelo Governo, nos sentimos mais valorizados, o Governo olhou para nós e hoje posso dizer que me sinto realmente um cidadão,” conta emocionado.

Em Nova Palestina as obras de Urbanização do Bairro estão em andamento. A obra constitui-se como de fundamental importância na melhoria de vida da população ali residente, criando áreas de convívio social, lazer e prática de esportes, além de tratar as orlas da zona oeste de Vitória sob uma nova perspectiva urbana, integrando de forma uniforme as outras orlas da cidade. Ressalta-se que a obra em questão faz parte do orçamento participativo, portanto prioritária. Os investimentos exclusivos do Governo do Estado alcançam R$ 5.082.812,23 e a previsão de entrega é para o fim deste ano.

Para o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, este resultado é o reflexo de uma administração equilibrada que investe na implantação de projetos prioritários e de importância regional. “Um dos grandes compromissos deste Governo é interiorizar os investimentos, mas também focar na Grande Vitória e com um olhar especial para as áreas do Estado Presente. E nós estamos fazendo isso por todo o ES, como comprovam os números. Do conjunto de obras em andamento por todo o Espírito Santo, estão sendo prestados serviços de pavimentação e drenagem de ruas e avenidas; asfaltamento de estradas; revitalização e urbanização de bairros inteiros; construção de ciclovias; muros de contenção de encostas e de arrimo; aquisição de caminhões-pipa e construção ou reforma de praças públicas e de pontes, no intuito de oportunizar o desenvolvimento de todas as regiões do Estado de forma ordenada e proporcionar condições de moradia mais dignas para todos os capixabas,” pondera Casado. Ele reforça que estes investimentos continuam em 2013.

A Sedurb

Criada em 2007, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano é responsável pela implantação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população.

A finalidade da Secretaria definida em lei “é formular, planejar, executar e coordenar as políticas no âmbito estadual nas áreas de saneamento, habitação, melhoramentos urbanos e atividades correlatas, buscando o desenvolvimento harmonioso da rede estadual de cidades, bem como a supervisão de execução dessas competências nas instituições a ela vinculadas”.

Todas as ações e ampliações de investimentos que trazem para o Estado mais oportunidades a partir de projetos e parcerias são focados nos eixos definidos no Planejamento Estratégico (Redução da Pobreza, Saúde, Rede de Cidades e Serviços e Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES Priscila Contarini 3636-5021 / 9774-6543 priscila.contarini@sedurb.es.gov.br comunicasedurb@gmail.com Fun page Facebook: SedurbES Twitter: SedurbES