08/05/2014 10h20 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

Intervenção na Orla da Praia do Morro leva mais desenvolvimento para a região

Investir em infraestrutura urbana, qualidade de vida e desenvolvimento econômico dos municípios capixaba são algumas das ações prioritárias do Governo do Espírito Santo. Por isso, nos últimos anos foi realizado o maior investimento da história do Estado na área de infraestrutura urbana. Os investimentos feitos por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) possibilitaram a execução de obras como a revitalização e reurbanização da Orla da Praia do Morro, que contou com investimento de R$ 11.651.505,50.

A obra, que faz parte do Programa Bem Melhor, contemplou um dos principais cartões postais de Guarapari, contribuiu para o crescimento no número de turistas que visitam a região e o aumento da economia local.

Com a reurbanização do calçadão, a implantação de playgrounds e ciclovias, a Orla da praia, tornou-se uma excelente opção de lazer para toda a família, possibilitando a interação e socialização de visitantes e moradores, resultando numa maior divulgação do estado como opção de turismo.

Para o secretário da Sedurb Iranilson Casado, o investimento no município faz parte do compromisso da gestão estadual em levar apoio aos municípios. “Essa obra deu um novo visual a um lugar que já era lindo por natureza, mas que precisava oferecer também mais conforto e mobilidade para as pessoas que frequentavam a praia, dando também melhores condições para que os comerciantes pudessem trabalhar”, frisou Casado.

Para o aposentado Antônio Solha, 76 anos, morador de Governador Valadares, Minas Gerais, as obras de reurbanização da orla, proporcionaram um ambiente mais aconchegante para o turista que visita a cidade. “As obras deixaram a orla ainda mais bonita, visitamos a região há 17 anos e notamos a diferença, positiva, é claro. O calçadão, as ciclovias e os quiosques, estão muito bonitos”, destacou Antônio.

Morador da região há mais de cinquenta anos, o aposentado Cláudio Monteiro, 72, disse que as obras são de grande importância para o desenvolvimento da região, economicamente e culturalmente, pois, com as melhorias, o fluxo de pessoas de outros estados visitando o município aumenta consideravelmente, proporcionando a interação entre moradores e visitantes. Esportista nato, seu Cláudio elogiou o calçadão e ciclovia.

“É muito bacana o investimento do Governo do Estado em melhorias urbanas. Estas intervenções possibilitam aumento na economia e no desenvolvimento de nossa cidade. Gostei muito das intervenções na orla da Praia do Morro, principalmente nas ciclovias e no calçadão. O espaço agora é uma ótima escolha para quem, assim como eu, gosta de praticar atividades físicas ao ar livre”, disse Cláudio.

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento e Expansão Econômica (SEDEC), os números são os seguintes: 26 quiosques, em média 78 pessoas trabalham nos quiosques, 625 vendedores ambulantes, 30 locadores de cadeiras e guarda-sol, 8 pontos para equipamentos de Jet Banana com um total de 24 pessoas trabalhando, 1 ponto para aluguel de Caiaques, 1 ponto para aluguel de Stand Up Padlle, todos devidamente cadastrados pelo Município.

Ainda de acordo com a SEDEC, com o projeto foi possível implantar medidas de controle e ordenamento do espaço público, melhorando a qualidade dos serviços ofertados, consequentemente ampliando a distribuição de renda aos permissionários dos quiosques, ambulantes e comerciantes instalados as margens do projeto.

Economia

Em períodos de alta temporada, como verão, a economia local também sente os reflexos das melhorias no aspecto físico da Orla. Estima-se que durante o ano inteiro, cerca de 420 mil turistas frequentem a região, gerando aumento nas perspectivas de venda, principalmente, para os donos dos quiosques que compõem parte do cenário da praia. Devido à melhora na infraestrutura de seus estabelecimentos, os quiosqueiros, agora oferecem um serviço de maior qualidade para seus clientes.

Para a proprietária de um quiosque na orla, Alessandra Santos, 28, o número pessoas que frequentam os quiosques aumentou consideravelmente após as intervenções, principalmente, no período de alta temporada. Ainda segundo a comerciante, a nova paisagem é um fator importante neste crescimento.

“Depois das obras o número de frequentadores aumentou, os turistas ficam mais tempo aqui. A gente já colhe os frutos dessas melhorias”, disse Alessandra.



Bem Melhor

O programa visa à execução de projetos na área de melhorias urbanas como construção de áreas de lazer e reurbanização/revitalização de espaços públicos inteiros. Entre 2011 e 2013, o Bem Melhor já investiu mais de R$ 40 milhões na realização de intervenções, que, além de oferecer lazer, também contribuem para a saúde dos moradores, a exemplo das intervenções realizadas na Praia do Morro, em Guarapari, e a construção da Praça em São Domingos do Norte.

Informações à Imprensa:
Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini
(27) 3636-5021 / (27) 9645 4694
priscila.contarini@sedurb.es.gov.br / comunicasedurb@gmail.com

Assessora de imprensa Sedurb / Idurb-ES
Glória Sarmento
(27) 3636-5002/9697 4143
Gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br
Texto: Tiago Alencar
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard