23/02/2010 11h55 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Investimento estadual irá beneficiar moradores do bairro Alvorada em Vila Velha

Centenas de moradores do bairro Alvorada, em Vila Velha, e adjacências participaram, na noite desta segunda-feira (22), da solenidade de ordem de serviço para o início das obras de drenagem e calçamento de ruas. O investimento com recursos exclusivos do Governo do Estado engloba toda a região da Grande Cobilândia e ultrapassa os R$ 11 milhões.

Essa região é uma das mais afetadas com alagamentos quando ocorre grande intensidade de chuvas. Participaram do evento, que foi realizado na rua Felicidade Siqueira, no bairro Alvorada, o governador em exercício, Ricardo Ferraço; a secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba; o prefeito Neucimar Fraga; o deputado estadual Élcio Álvares; o senador Magno Malta, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades locais.

Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Capixaba de Investimentos Públicos, destacou que as obras de infraestrutura são importantes para garantir o bem-estar dos cidadãos. “Mais do que autorizar a pavimentação de ruas ou comemorar a entrega de uma obra, estamos aqui para celebrar um novo tempo para a Grande Cobilândia. Todos sabemos que as famílias dessa região esperavam há tempos para que as ruas fossem pavimentadas, pois convivem diariamente com a poeira ou a lama”, disse.

Ricardo Ferraço.

As obras fazem parte do convênio que foi assinado entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura de Vila Velha, para drenagem e pavimentação de 66 ruas em bairros da região da Grande Cobilândia. O Governo do Estado, por meio do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, irá investir R$ 11, 5 milhões para execução das obras.

O Programa está beneficiando a população de vários municípios capixabas com intervenções de melhorias urbanas de diversos portes, por meio de convênios firmados entre a Sedurb e prefeituras capixabas.

Público presente no evento.

Com os recursos do Programa, foram intensificadas as parcerias para obras de drenagem, calçamento, reurbanização, esgotamento sanitário, construção de galeria pluvial e de muros de contenção, reforma de praças, construção de pontes e escadaria, e muitas outras concluídas ou em execução. Só em 2009, foram realizadas 86 parcerias com 49 municípios. Os recursos destinados por meio dos convênios firmados se aproximaram dos R$ 114 milhões.

Locais que serão atendidos com o investimento do Governo do Estado

- Obras de drenagem e pavimentação em bairros da Grande Cobilândia.
Investimento Estadual: R$ 11.522.344,17

- Rio Marinho (Jetibá, Córrego Fundo, Avenida Rio Marinho, Rua C, Lange Vergume, Calogi, Brejetuba, Pendanga - Segmento 1, Novo Brasil, Itapina, Vale Verde, Projetada 1, Boapaba, Projetada 2, Pendanga - Segmento 2, Aricanga, Projetada 3, Grande Vitória);

- Jardim Marilândia (Ilha Bela, 10 de Abril, Ducinópolis - Segmento 1, Petrolândia, Grande Vitória, 14, Belmont, Catunã, Cajamar, Projetada, Joanópolis, Primeira Avenida, Projetada 2, Ducinópolis- Segmento 2, Quilombo, Travessa Tabuleiro, Francisco Aguiar, Travessa Arara e Arara);

- Cobilândia (Primeira Avenida, Otávio Borin, Projetada, Projeta 2, Projetada 3, Ângelo Dalvi), Nova América (Avenida 1, Avenida 5, Avenida Rio Marinho, Bonimal, Projetada 1, Monte Carlo, Pedro Gonçalves Laranja, Fênix, Reinaldo Silva, Heliópolis, Portolândia, Lacerdópolis), Alvorada (Jundiaí, Joatuba, Quintino Pinto Nascimento, Tapajós, São Salvador, Tarumana, Teff, Itorró, Um, Jacupemba, José Gomes Bezerra).

Confira mais imagens da solenidade:

Crédito: Romero Mendonça/Secom

Cynthia Silva