10/06/2015 06h32 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Macrodrenagem: secretário realiza visita técnica a Cobilândia

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, esteve na manhã desta terça-feira (09), na região da Grande Cobilândia, em Vila Velha. O objetivo foi conhecer melhor a realidade das áreas que vão passar por intervenções de macrodrenagem. As obras serão executadas pelo Governo do Estado, por meio da Sedurb-ES.

O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o subsecretário de Governo do município, Alberto Pêgo, o subsecretário da Sedurb, João Luiz Paste, o deputado estadual José Carlos Nunes, e diversas lideranças comunitárias da região também participaram da visita técnica.

As intervenções que serão realizadas na região fazem primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias de Vila Velha, Cariacica e Viana. Este é o maior investimento em macrodrenagem já realizado da região. Ao todo, serão R$ 350 milhões em obras com a meta de reduzir significativamente as áreas alagáveis dos municípios, levando mais qualidade de vida e segurança aos moradores da região. Os investimentos são oriundos de uma parceria do Governo Estadual, Governo Federal e a Caixa Econômica.

Na região da Grande Cobilândia, as intervenções mais importantes são alargamentos dos canais, substituições de pontes estreitas por outras maiores e substituições de comportas. No dia 23 de maio, o governador do Estado, Paulo Hartung, assinou a ordem de serviço para início das atividades com a obra de remoção e reconstrução da ponte que está sobre o canal na Rua Valério Coser, no bairro Nova América.

Reunião com a comunidade

Nesta quarta-feira (10), às 19h, o secretário participará, também em Cobilândia, de uma reunião promovida pela Prefeitura de Vila Velha com a comunidade, para apresentar as ações de macrodrenagem previstas para o Canal Marinho. As ações visam melhorar a vazão de águas pluviais e evitar alagamentos. A reunião do Gabinete de Gestão Integrada das Águas (GGIM das Águas) será realizada no Cerimonial Allegro, na Rua Monte Cristo, número 678, em Cobilândia.

Loureta Samora
loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com