23/04/2014 07h16 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Mais 500 famílias foram beneficiadas com o Programa Nossa Casa

Garantir qualidade de vida, mobilidade, segurança e moradia são alguns dos principais compromissos do Governo do Espírito Santo com a população capixaba. Por isso, desde 2011, o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb), por meio do Programa Nossa Casa, já investiu R$ 57.285.211,56 na entrega de 2.180 unidades habitacionais urbanas e rurais em todo Estado. Na Região Metropolitana foram investidos R$ 16.562.793,76 na construção de 582 unidades habitacionais urbanas, proporcionando moradia digna para famílias dos municípios de Viana, Cariacica e Vila Velha.

Em 2011 o município de Cariacica foi beneficiado com a entrega de 109 unidades habitacionais que se destinaram a atender famílias com renda de até três salários mínimos ou que viviam em áreas inadequadas. Com investimentos de R$ 6.192.067,13, a construção do Residencial Vila Oásis proporcionou mais dignidade e segurança para as famílias contempladas com a entrega das casas.

Em 2012, Vila Velha recebeu a construção de 400 casas populares dentro do projeto Residencial Jabaeté. Com R$ 1,8 milhão investido na execução dos serviços, as famílias beneficiadas puderam contar com uma moradia com mais conforto e segurança, uma vez que, as obras tiveram seu foco na melhoria da infraestrutura local.

E os investimentos continuam em 2014. Para este ano a perspectiva é para construção de mais 40 unidades habitacionais no município da Serra, dentro das exigências do plano emergencial de reconstrução do Espírito Santo. Com investimentos de R$ 1.597.000,00, exclusivos do Governo Estadual.

Nossa Casa

O Nossa Casa tem como objetivos reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e mais dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas.

Até o segundo semestre de 2014 a expectativa é beneficiar mais 264 famílias nos municípios de Guaçuí, Iúna, Muniz Freire, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, com investimento de R$ 9.036.923,18.

O programa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.
Na área urbana, o programa é destinado a famílias com renda bruta de até três salários mínimos e que estejam incluídas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e/ou Bolsa Família.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini