20/11/2013 13h01 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Mais de 124,5 quilômetros quadrados de pavimentação em Vila Velha

O município de Vila Velha tem recebido importantes investimentos na área de infraestrutura urbana nos últimos anos. O Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, já pavimentou mais de 124,5 quilômetros quadrados no município, com investimento superior a R$ 97 milhões.

Os moradores dos bairros Jardim Guaranhuns e Vila Guaranhuns receberam obras de pavimentação e drenagem de vias urbanas, contando com investimento de R$ 5.587.367,04, que beneficiam 44 vias e alcançam 12.705,21 metros em intervenções.

Outro bairro já beneficiados é Grande Cobilândia, que recebeu investimento de R$ 11.522.344,17 em obras de pavimentação e drenagem, beneficiando 36 vias em cinco (5) bairros: Alvorada, Cobilândia, Jardim Marilândia, Nova América e Rio Marinho, totalizando 7.746 metros de vias contempladas.

Proporcionar melhores condições de vida para a população capixaba é uma das diretrizes do Governo do Espírito Santo, afirma o secretário da Sedurb, Iranilson Casado. “Os mais de noventa e sete milhões em obras de infraestrutura urbana contemplando drenagem, pavimentação e reurbanização de vias na região reforçam o compromisso do Governo do Estado em levar condições de desenvolvimento para todo o Espírito Santo, com foco na região metropolitana, interiorizando investimentos e com um olhar especial as regiões que ainda não contavam com estes serviços, localizados nos aglomerados do Estado Presente”, destaca Casado.

No bairro Jockey de Itaparica, as intervenções estão sendo realizadas em 15 ruas, totalizando uma área de 4.129 m² de pavimentação, e um investimento de R$ 2.854.014,33. As ruas que recebem as intervenções são: Rua Vila Velha, Avenida dos Estados, Rua Itaparica, Rua Porto Seguro, Rua São Paulo, Rua Vitória, Rua Rio de Janeiro, Rua São Luiz, Rua Rio Grande do Sul, Av. Ceará, Rua Porto Alegre, Rua Curitiba, Rua Tocantins, Rua do Canal e Rua Ipanema.
Alguns locais beneficiados com as intervenções estão localizados em aglomerados do programa Estado Presente, atuando por meio do Programa “Rua Nova”, desenvolvido pela Sedurb e responsável pela drenagem e pavimentação de vias em todas as microrregiões capixabas. O Programa visa garantir melhor qualidade no acesso para pedestres e motoristas que trafegam pelas vias, proporcionando mais segurança e comodidade, além de melhorar a qualidade de vida daqueles que ali residem.

Obras em andamento no município

O Governo do Estado tem outras obras em andamento no município, somando mais R$ 65 milhões em investimentos na área de infraestrutura urbana. As intervenções levam obras de drenagem e pavimentação a vias urbanas no bairro Vale Encantado, onde são feitas intervenções na Avenida Barra de São Francisco, Rua de todos os Santos e Rua Lucilândia, somando investimentos de cerca de R$ 1.395.345,89, obras resultantes do programa Rua Nova.
As obras de drenagem e pavimentação da Grande Terra Vermelha somam investimentos de R$ 15.019.616,15 sendo R$ R$ 12.000.000,00 recursos do Governo do Estado e a diferença contrapartida municipal. A restauração da Av. Carlos Lindenberg também está em fase final, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 34 milhões por meio da Sedurb nas obras de reabilitação e restauração da via, proporcionando mais mobilidade e segurança para cerca de 44 mil motoristas que trafegam diariamente pela via.

Outras obras concluídas no município

Outras intervenções já foram entregues no município como no bairro Ulisses Guimarães. Hoje os moradores contaram com a pavimentação e drenagem de várias ruas, um investimento de R$ 7.741.097,99 abrangendo uma área de 52.193 m² pavimentadas. Já na Rua Piracicaba, no bairro Jardim Marilândia o investimento foi de R$ 1.212.207,90, exclusivos do Governo do Estado.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini