11/06/2010 11h55 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas com obras de melhorias urbanas em Cachoeiro de Itapemirim

Um convênio assinado entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim irá levar benefícios a 34,2 mil habitantes aproximadamente. A Sedurb irá repassar recursos na ordem de R$ 6,5 milhões para obras de melhorias urbanas em vários bairros do município, que contribuirá para ampliar a qualidade de vida da população, melhorar as condições de mobilidade e de segurança.

A assinatura da ordem de serviço pela Prefeitura para início das obras será realizada nesta sexta-feira (11), às 16 horas, na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim. O evento contará com a presença do governador Paulo Hartung, da secretária de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, e do prefeito municipal, Carlos Casteglione.

Serão realizadas obras de pavimentação e drenagem, construção de escadarias, muros de contenção, reforma de ponte e construção de galeria. As obras acontecerão nos bairros Recanto, Gilson Carone, Jardim Itapemirim, Amarelo, São Geraldo, Baiminas, Jardim América, Abelardo Machado, Fé e Raça, IBC, Ferroviários, Santo Antônio, Ibitiquara, além do distrito de Conduru. O recurso que será repassado pela Sedurb é de R$ 6.484.938,96. Iniciadas as intervenções, a expectativa é que o pacote de obras esteja finalizado em 18 meses.

Os convênios para obras de melhorias urbanas são assinados entre o Governo do Estado, por meio da Sedurb e as prefeituras. A Sedurb repassa os recursos em parcelas e as obras são licitadas, contratadas e fiscalizadas pelos municípios. A Secretaria acompanha o cumprimento do que está definido nos referidos convênios.

Desde 2007 até junho deste ano, a Sedurb já assinou convênios com municípios de norte a sul do Espírito Santo somando um montante de R$ 244,3 milhões em obras de asfaltamento, drenagem, construção de passarela e calçadão, construção de encostas, muros de contenção e pontes, esgotamento sanitário, iluminação pública, entre outras.

Detalhamento das obras referentes à Ordem de Serviço em Cachoeiro

Outros convênios com Cachoeiro de Itapemirim

A Sedurb e o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), entre obras concluídas, em execução ou para serem iniciadas em Cachoeiro de Itapemirim, já investiram mais de R$ 13 milhões.

Já foram finalizadas obras de recuperação de pavimentação e construção de drenagem em ruas dos bairros Coramara, Monte Cristo, Boa Esperança, São Lucas, Village, Rubem Braga, Basiléia, Monte Belo, Zumbi, São Francisco de Assis, Vila Rica, Rui Pinto Bandeira, Novo Parque, Gilson Carone, Caiçaras, Santa Helena, Abelardo Machado, Ferroviários, Santa Cecília, Nossa Senhora da Penha, Central Parque, Aquibadan, Waldir Furtado Amorim, Luiz Tinoco da Fonseca, Jardim Itapemirim, Agostinho Simonato, Bela Vista, Recanto, Independência, Nova Brasília, São Luiz Gonzaga, Coronel Borges, Aeroporto, Otto Marins, Nossa Senhora de Fátima e nos Distritos de Córrego dos Monos, Coutinho, Pacotuba e Itaóca. Foram repassados mais de R$ 3 milhões para estas obras, com recursos exclusivos do Governo do Estado.

O ‘Nossa Casa’, programa habitacional do Governo do Estado, por meio do Idurb-ES, também está presente na comunidade de São Vicente, fortemente atingida pelas chuvas que ocorreram em 2009. Estão sendo construídas 28 unidades habitacionais, cujo repasse do Governo será de R$ 980 mil.

No primeiro semestre de 2010, a Sedurb assinou mais um convênio com a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para execução de reforma da ponte João dos Santos Filho, localizada sobre o Rio Itapemirim. A reforma será importante para toda a população do município, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pouco mais de 200 mil pessoas. De acordo com a administração municipal, o processo licitatório para contratação da obra está em fase de finalização.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva