11/06/2013 12h35 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Mais três municípios recebem investimento para desobstrução e limpeza de canais

Aracruz, Ibiraçu e Serra também vão receber recursos do Governo do Espírito Santo para limpeza e desobstrução de canais. Os termos de cooperação técnica foram assinados entre as administrações municipais e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Na tarde desta terça-feira (11) o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, visita os municípios para acompanhar o início dos trabalhos.

Os municípios beneficiados estão entre os mais afetados por alagamentos, inundações e enxurradas nos períodos de chuva. Para minimizar esses problemas, a Sedurb em parceria com as prefeituras busca repetir o resultado já alcançado nos municípios de Cariacica e Vila Velha, atendidos pelo projeto de limpeza e desobstrução dos canais.

A assinatura dos termos de cooperação técnica com as prefeituras visa a prestação de serviços de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional para limpeza e desobstrução de canais no município, frente às fortes chuvas que assolaram o Estado e de prevenção a demais causalidades. Dentre os equipamentos disponibilizados estão: caminhão tanque, caminhão basculante, escavadeira hidráulica, moto niveladora, pá carregadeira pneumática, retroescavadeira, escavadeira de mandíbulo de arraste e conjunto moto bomba.

Aracruz

A cidade de Aracruz possui oito bairros cortados por diversos canais que durante fortes chuvas transbordam, e com o objetivo de promover a limpeza e prevenir futuros alagamentos - reduzindo os transtornos que sempre ocorrem com a excessiva precipitação de chuva - a Sedurb disponibilizará toda a assistência necessária para realização das obras. Os bairros beneficiados pela obra serão: Vila do Riacho, Vila Nova, São Marcos, Marobá, Morobazinho, Clemente, Portelinha e Jacupemba.

Ibiraçu

Em Ibiraçu, serão contemplados os rios Taquaraçu e Peroba, atendendo aos bairros de Aricanga, Bragatto, Loteamento Pissinatti, São Cristovão, Pedra Branca, Valada Waffei, Cascata e outras nove comunidades.

Serra

O município da Serra possui 40 canais que cortam aproximadamente 50 bairros e serão realizadas limpeza de bairros, córregos, lagoas, desobstrução e remoção de entulhos e aprofundamento dos canais.

Municípios já beneficiados

A limpeza e desobstrução dos canais foram iniciadas em março, dentro do plano emergencial de combate às enchentes. Os primeiros municípios contemplados foram Vila Velha e Cariacica, com investimento superior à R$ 2 milhões.

Em Vila Velha, o Canal da Costa foi o primeiro a ser contemplado, seguido da Bacia do Canal do Congo, que corta os bairros Ulisses Guimarães e Barramares. Também estão sendo contemplados no município, o Rio Aribiri, Canal Vila Batista, Canal Cobilândia, Canal Jardim Marilândia, Canal Santos Dumont, Canal Novo México, Canal Bigossi, Canal Guaranhus, Canal Darly Santos e Canal São Torquato/ Vale. O município contou com investimento de R$ R$ 1.768.650,00.
Já em Cariacica, o investimento foi de R$ 876.750,00, contemplando os bairros: Flexal, Vila Prudêncio, Porto de Cariacica, Bubu, Campo Verde e Santo Antônio (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objetos, desobstrução e limpeza de canais); Rio Marinho, Nelson Ramos, Jardim de Alah e Castelo Branco (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais); Andorinha e Prolar (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais); Novo Horizonte, Novo Brasil e Vale dos Reis (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais); Campo Belo, Maracanã e Via Izabel (limpeza de ruas e de terrenos com remoção de entulhos, terra, lama e outros objeto, desobstrução e limpeza de canais) e Bairro Operário e Flor de Ipiranema.

Desobstrução

A proposta de limpeza e desobstrução inclui as bacias hidrográficas que não possuem obras estruturantes contratadas ou em andamento. As intervenções, a principio, serão nos trechos de canais que não possuem quaisquer revestimentos (canal aberto), e que oferecem condições de receber equipamentos mecanizados em suas laterais.

Assessoria de Comunicacão Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini / Maria da Glória Sarmento
Telefone: 3636-5021 / 3636-5002
E-mail: priscila.contarini@sedurb.es.gov.br / gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br/ comunicasedurb@gmail.com