03/09/2013 06h36 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Marechal Floriano recebe programa de limpeza e desobstrução de canais

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), firmou, na manhã desta segunda-feira (02), parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Floriano para o início da limpeza e desobstrução de canais no município. Na ocasião o secretário da (Sedurb), Iranilson Casado, também assinou a ordem de serviço para o início dos trabalhos no município, que contará com um investimento de R$ 264.760,00.

Nos últimos anos o município vem sofrendo com as fortes chuvas com a destruição de estradas, imóveis comerciais e residenciais, atingindo as áreas urbanas e rurais. A ação preventiva visa evitar e/ou minimizar os estragos. Serão contemplados com as intervenções: o Rio Jucu Braço Sul, os Córregos Batatal, Santa Maria e Alto Marechal.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, destacou o esforço do governo em oferecer mais qualidade de vida e segurança para os moradores do município. “No ano passado, a pedido do governador Renato Casagrande, iniciamos um trabalho para identificação das regiões com maior risco de enchentes, e Marechal Floriano está entre os 17 municípios que irão receber atenção especial neste sentido não só com projetos, mas ações que visam prevenir e evitar ou minimizar as consequências desses desastres naturais. Então, a limpeza e desobstrução de canais é apenas o começo de uma grande ação que está por vir e que irá envolver toda comunidade para a conscientização e preservação ambiental”, frisou Casado.

Para o prefeito do município, Lidiney Gobbi, a ação é de extrema importância para os moradores. “Gostaria de agradecer ao governador, por meio do secretário Casado e toda equipe da Sedurb por mais essa ação, que para nós moradores é muito importante”, pontuou Gobbi.

A assinatura dos termos de cooperação técnica com as prefeituras visa à prestação de serviços com a disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional para limpeza e desobstrução de canais nos municípios, como uma forma de prevenção as épocas de fortes chuvas. Dentre os equipamentos disponibilizados estão: caminhão tanque, caminhão basculante e escavadeira hidráulica.

A presidente da Associação Comercial do município, Nilda Zambon, agradeceu a ação e convidou a população a participar. “Só temos a agradecer e pedir a população para que colabore, evitando jogar lixo em nossos canais. Tenho certeza que juntos, com mais essa parceria, iremos fazer de Marechal Floriano uma cidade mais limpa e sem enchentes”, comemorou Nilda.

Desobstrução

A proposta de limpeza e desobstrução inclui as bacias hidrográficas que não possuem obras estruturantes contratadas ou em andamento. As intervenções, a principio, serão nos trechos de canais que não possuem quaisquer revestimentos (canal aberto), e que oferecem condições de receber equipamentos mecanizados em suas laterais.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini