17/01/2014 12h32 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Melhorias em mais de 90 ruas do município de Viana

O terceiro maior município em extensão territorial da Região Metropolitana do Estado recebeu nesta quinta-feira (16) importantes investimentos em obras de infraestrutura e mobilidade urbana, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O governador Renato Casagrande visitou o município de Viana para assinatura de convênio para execução de obras de reabilitação da pavimentação e drenagem nos bairros Marcílio de Noronha e Vila Bethânia, com investimento de R$ 10.066.534,21, sendo o recurso exclusivo do Tesouro Estadual.

As intervenções irão beneficiar moradores de 62 ruas e atingirá 97.081,96 m² de área pavimentada, oferecendo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para os vianenses.

O governador Renato Casagrande destacou a importância dos investimentos levados para Viana. “Assinamos hoje um convênio histórico aqui no município de Viana que permitirá calçar todas as ruas dos bairros Marcílio de Noronha e Vila Bethânia. Estamos trazendo também investimentos na área de esporte, lazer e segurança, e todas as ações estão vinculadas ao Programa Estado Presente”, explicou Casagrande.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, ressaltou o compromisso em prestar apoio aos municípios capixabas. “Estamos levando infraestrutura urbana para 17 bairros e contemplando 62 vias. Com esta intervenção o Governo do Estado, por meio da Sedurb, está levando mais oportunidades, segurança e qualidade de vida para a população de Viana, além de contribuir para a valorização imobiliária dos bairros beneficiados. É importante destacar também que estamos unindo aqui nesta área três importantes ações do Governo, sendo elas os programas Rua Nova, Praça Saudável e Estado Presente”, pontuou Casado.

Na ocasião também foram inauguradas diversas ruas em 17 bairros do município. As intervenções totalizam o investimento de R$ 6.058.492,12, sendo o recurso exclusivo do Tesouro Estadual.

Ao todo, foram contempladas 32 ruas nos bairros Antártica; Areinha; Arlindo Villaschi; Campo Verde; Eldorado; Industrial; Primavera; Ipanema; Marcílio de Noronha; Nova Bethânia; Morada de Bethânia; Soteco; Universal; Vale do Sol; Vila Nova; Canaã e Vila Bethânia, atingindo um total de 55.553, 74 m² de área pavimentada.

Juntas as obras irão beneficiar diretamente mais de 17,3 mil moradores que fazem parte do programa Rua Nova, além de motoristas e pedestres que utilizam as vias diariamente.

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, agradeceu o apoio do governador Renato Casagrande. “Quero agradecer os investimentos e apoio que nossa gestão vem recebendo. Agradeço a Sedurb pela disponibilização de equipamentos, que possibilitaram a limpeza e desobstrução de diversos canais e minimizaram os estragos das fortes chuvas que atingiram o Estado. O município é grato também por este convênio assinado hoje, que é o maior investimento que Viana já recebeu e que traz um projeto muito rico e moderno com pavimentação, drenagem e implantação de calçadas cidadãs”, frisou Gilson.

Nova realidade

Moradora da Rua Colatina, no bairro Marcílio de Noronha, há 30 anos, Maria das Graças Rosa Ayres, não segura a felicidade ao ouvir o nome de sua rua entre as vias que serão contempladas com pavimentação e implantação de calçadas. “É uma felicidade muito grande saber que minha rua será finalmente pavimentada. Há anos aguardávamos por isso e agora é só aguardar e acompanhar esta melhoria”, comemorou Maria.

Para a servidora pública, Lourdes Sirlei Panceri, a expectativa é grande. “Essa é uma intervenção muito esperada, pois muitas ruas aqui sofrem com problemas da poeira e lama. Só temos a agradecer”, destacou Lourdes.

Programa Rua Nova

O Programa Rua Nova visa à execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não possuem tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas e a poeira.

Nos últimos anos a Sedurb realizou investimentos superior a R$ 173 milhões para realização de obras em todas as regiões do Estado, levando mais mobilidade, qualidade de vida e segurança para a população capixaba.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini