29/10/2009 07h43 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Metodologia dos Estudos Ambientais do Projeto ‘ES sem Lixão’ é apresentado a técnicos do Iema

Na manhã desta terça-feira (27), o subsecretario de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) Carlos Roberto de Lima, apresentou, junto com o diretor da Vereda Projetos Ltda, Ed Wilson Veríssimo, a metodologia dos estudos do projeto “Espírito Santo sem Lixão”, que estão sendo desenvolvidos nas regiões Norte e Doce Oeste. A apresentação ocorreu no auditório do Pólo de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Durante a reunião foram explicadas as metodologias que estão sendo utilizadas na pesquisa de campo, executada pela Vereda - empresa especializada contratada pelo Governo do Estado por meio de licitação para identificar as áreas onde deverão ser construídos os aterros sanitários regionais e as estações de transbordo, nas regiões Norte, Doce Oeste e Sul do Estado.

“O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o primeiro passo para que o licenciamento ambiental seja efetuado. Como já existe uma área prevista para receber todo o Resíduo Sólido Urbano (RSU) da região Doce Oeste, instalada em Colatina, esse deverá ser o primeiro estudo apresentado ao Iema. Esta reunião teve o objetivo de esclarecer dúvidas, otimizar o trabalho e vencer mais essa etapa em busca da implantação dos Sistemas Regionais de RSU”, destacou Carlos Roberto.

Assistiram à apresentação, a diretora presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini; a coordenadora da Comissão Interna de Resíduos Sólidos Urbanos e da Construção Civil (CIRSUCC/Iema), Maria Cláudia Lima Couto; a coordenadora do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis (PCMR/Iema), Flávia Siqueira Lopes; a subgerente de Licenciamento (SL/Iema), Andréia Alves Saraiva de Lima, além de técnicos da Comissão Especial de Gestão Ambiental Municipal, da Subgerência de Avaliação de Impactos Ambientais do Iema e profissionais da Vereda Estudos e Projetos Ltda.

Assessoria de Comunicação/Sedurb / Idurb
Cynthia Silva