14/10/2011 05h54 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Mil casas: de Norte a Sul do ES, famílias comemoram a conquista de um lar seguro

A entrega da milésima unidade habitacional – ocorrida nesta quarta-feira (12), com a inauguração do Residencial Jabaeté, em Vila Velha – reforça o compromisso do Governo do Espírito Santo em proporcionar mais segurança e qualidade de vida à população capixaba. De Norte a Sul do Estado, centenas de famílias, que até então viviam em condições inadequadas, conquistaram o direito de viver em residências próprias e deixaram de pagar aluguel. Agora, estão longe de enchentes, deslizamentos de terra ou desabamentos.

A marca expressiva de 1.000 casas populares, entregues somente em 2011 – com investimento de R$ 25 milhões do Tesouro Estadual –, começou a ser construída ainda no dia 21 de Fevereiro, quando o governador Renato Casagrande visitou o município de Mucurici, no Norte do Espírito Santo. Lá, foram inaugurados 52 imóveis de interesse social. Na ocasião, a comitiva ainda era composta pelo secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, e pela diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal.

A partir daí, as solenidades de entrega de habitações passaram a acontecer praticamente todas as semanas e, em 10 meses, já foram beneficiadas famílias de Jerônimo Monteiro, Ponto Belo, Montanha, Pedro Canário, Boa Esperança, Água Doce do Norte, Baixo Guandu, Alegre, Guaçuí, Vila Velha, Iconha, Venda Nova do Imigrante, e Mucurici.

Em todas essas cidades, o sentimento das famílias contempladas era um só: alegria. Afinal, o sonho da casa própria tornava-se realidade. E depoimentos de populares comemorando a conquista não faltaram ao longo do ano:

Antônia Costa dos Santos - Doméstica - Iconha

“Quando chovia a gente não dormia. O rio enchia e ficávamos em alerta a noite toda esperando a água entrar em casa. Tinha vez que subia até um metro meio e só dava tempo sair com a roupa do corpo. Hoje estou feliz e bem emocionada, porque vivi até aqui com muita dificuldade”.

Elaine Pengo - Doméstica - Alegre

"Cada pessoa que ganhou sua casa sabe como é maravilhoso esse momento. Acompanho a construção desde que a obra começou e vi cada uma destas casas ser erguida. O que eu estou sentindo hoje só Deus para explicar. É um sonho”.

Irene Dias de Souza - Dona de Casa - Boa Esperança

“Nunca tive minha casa própria. Tenho três filhas e crio cada uma delas com muita dificuldade. Espero melhorar de vida porque viver de favor é algo muito ruim. Agora quem quiser experimentar meu café já pode ir lá em casa. É só entrar”, contou emocionada.

Maria Edna Marques de Souza - Doméstica - Água Doce do Norte

“Agora começa uma vida nova pra mim. Espero conseguir melhorar minha vida com essa residência nova. Na época da chuva eu perdi tudo o que tinha, inclusive minha casa. Morava perto de um barranco e foi muito difícil aceitar aquela situação. Depois passei a viver de aluguel social mas mesmo assim não morava no que era meu. É uma benção de Deus o que está acontecendo agora. Chega de se preocupar com chuva".

Rosineia José dos Reis - Aposentada - Baixo Guandu

“Eu estou feliz demais. Sempre esperei coisas boas pra mim e ganhar essa casa foi uma delas. Aos poucos vou arrumando minhas coisinhas e o próximo passo é comprar um guarda-roupa novo. Perdi a maioria dos meus móveis, tive que morar na casa da minha irmã, mas consegui ganhar minha casa. Quando fiquei sabendo que ia receber as chaves fiquei até arrepiada”.

Luiz José de Almeida - Aposentado - Ponto Belo

“Graças a Deus ganhei minha casa. Pra mim é uma grande alegria. Vai fazer muito bem pra mim e minhas sobrinhas. O Governo está de parabéns por proporcionar esse momento”.

Suely Sabino da Silva - Diarista - Jerônimo Monteiro

“Minha antiga casa fica perto de um morro e eu tinha muito medo. Agora vou melhorar de vida e ter mais segurança. Espero que tudo melhore para mim e meus filhos”.

Aurin Santos Pinheiro - Músico - Pedro Canário

"Morar com a mãe é bom, mas não é a minha residência. Agora tenho a minha casa, vou murar, e garantir mais segurança para minhas crianças”.

Misael Rodrigues - Braçal - Mucurici

“Além de morar de aluguel, a casa está perto de um barranco e tem muitas rachaduras. Não tinha mais condição de ficar lá porque é muito perigoso, principalmente para os meus filhos. Eu sabia que ia conseguir meu cantinho pra viver. Só tenho a agradecer a Deus e ao governo por terem olhado pra gente. Agora é só esperar pra mudar e comprar minha coisas".

Maria Vieira Milanezi - Aposentada - Ibatiba

“Meu filho é lavrador e a gente morava de favor em uma casa que pertence ao chefe dele. Em 70 anos de vida, sempre morei de aluguel em lugar que não era meu. Deus meu abençoou e me presenteou com essa casa nova. Posso dizer que ela é minha e é lá que vou morar com o Alexsandro (filho). Quando tudo estiver no lugar vou chamar o governador pra tomar um café”.

Alcemir Silva Costa - Trabalhador Braçal - Jerônimo Monteiro

“Sempre morei em locais alugados e hoje tenho vida nova. E com certeza vou fazer um churrasco para comemorar”.

Mirani dos Santos Pereira - Doméstica - Mucurici

“Hoje estou realizando um sonho. Sempre morei de aluguel, mas nunca desisti de ter minha casa. Só tenho a agradecer por este momento e dizer que vou zelar por cada cômodo que agora me pertence. Vou trabalhar ainda mais para que isso aconteça. Foi um investimento que o Governo fez e agora é meu pro resto da vida”.

Max Torezani / Raoni Huapaya
3636-5021 / 9774-6543 / 9645-4694