03/10/2014 11h36 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

Ministro das Cidades visita o ES e anuncia investimentos na área de infraestrutura urbana/saneamento

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, visitou o município de Vitória nesta terça-feira (30) para anunciar investimentos na área de infraestrutura urbana do Estado. Os investimentos contemplam os municípios de Colatina e Viana, e somam mais de R$ 99 milhões.

O evento, realizado no Aeroporto de Vitória, contou com as presenças dos secretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, da Casa Civil, Thiago Hoffman, do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, e prefeito de Viana, Gilson Daniel.

Para o município de Viana serão destinados R$ 49,3 milhões para a elaboração de obras de desassoreamento e regularização do leito, margens e calhas dos córregos Ribeira e Santo Agostinho. As principais redes de drenagem dos córregos abrangem os bairros Universal, Canaã, Caxias do Sul, Parque Industrial, Ribeira, Bom Pastor e Centro, além das áreas de expansão urbanas situadas nas adjacências. Com a obra, serão beneficiadas mais de 24,5 mil habitantes, além de proporcionar melhorias para a economia do Estado, uma vez que, os constantes alagamentos interrompem o fluxo de motoristas, pedestres, mercadorias e serviços.

O projeto visa à contenção de cheias e foi elaborado pelo Governo do Estado, por meio do Plano de Redução de Risco, que tem como objetivo apoiar tecnicamente 17 municípios capixabas.

Já o município de Colatina receberá R$ 49 milhões para obras do sistema de manejo sustentável das águas urbanas da bacia hidrográfica do Córrego São Silvano. O contrato prevê obras de manejo de águas pluviais que são direcionadas para o córrego. Serão feitos serviços como: regularização de vazão para contenção de cheias, sistema de galerias de águas pluviais, adequação de canais para retardamento do escoamento, elaboração de Projetos Executivos de Engenharia para obras de controle de inundações e serviços de macrodrenagem.

Plano de Redução de Risco

O Plano de Redução de Risco é mais um dos projetos estratégicos do Governo do Estado e identificou em 17 municípios diversas áreas que necessitam de maior infraestrutura e cuidados, assim como ocorreu com o município Vianna, que de acordo o resultado de análises apresentada pelo Plano, está sendo agraciado. O Plano está inserido no “Programa Capixaba de Adaptação às Mudanças Climáticas”. O Programa visa prevenir e evitar a ocorrência de desastres naturais relacionados a chuvas, enchentes, enxurradas e deslizamentos de encostas. Para a conclusão deste plano o Governo do Estado investiu R$ 5.944.266,05.

Os planos beneficiam 17 municípios capixabas. Além de Viana, são beneficiados: Vargem Alta, Ibatiba, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iconha, João Neiva, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, e Castelo. A escolha das cidades foi feita de acordo com critérios técnicos, baseados nas regiões mais atingidas pelos desastres naturais nos últimos anos.

Habitação

Durante a visita ao Estado, o ministro Gilberto Occhi também acompanhou a entrega do primeiro condomínio social do município de Guarapari. Mais de 190 famílias foram contempladas com apartamentos no condomínio Viver um Sonho Lindo.

O condomínio localizado no loteamento Estância Luiz e Ana, no bairro Camurugi, conta com quadra de esportes, salão de festas, área de lazer e estacionamento.

O prefeito do município Orly Gomes destacou a satisfação em realizar a entrega na região e disse que fará um acompanhamento das famílias. “Disponibilizaremos, durante dois anos, uma equipe formada por psicólogo, administrador e assistente social, para orientar os moradores e garantir que eles tenham um bom convívio e que se sintam acolhidos em seus novos lares”, pontuou Orly.

Helena Souza, uma das beneficiadas com o empreendimento, frisou a emoção em conquistar seu imóvel próprio. “Estou muito feliz com meu apartamento. Antes eu precisava pagar R$ 350,00 de aluguel e este dinheiro sempre pesava no fim do mês. Agora pagarei apenas R$ 35,00 e ainda contarei com área de lazer”, comemora Helena.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini