27/09/2013 12h38 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Montanha recebe investimentos em habitação e infraestrutura urbana

Os moradores do município de Montanha receberam, nesta sexta-feira (27), as obras de drenagem e pavimentação de 14 ruas no Bairro Amazonas. O investimento é uma parceria do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a prefeitura. As obras tiveram investimento de R$ 824.724,22 e compreendem mais de 13 km² de pavimentação.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do governador Renato Casagrande, do gerente de Convênios da Sedurb, José Carlos Coelho, do prefeito de Montanha, Ricardo Favarato, entre outras autoridades.

As obras beneficiam diretamente mais de 1.500 pessoas e fazem parte do Programa Rua Nova. Foram pavimentadas as seguintes vias: Antônio Martins, Vinhático, Ipê, Parajú, Cedro, Sapucaia, Peroba, Jequitibá, Via Circulação 06, Via Circulação 07, Via Circulação 08, Via Circulação 09, Via Circulação 10 e Via Circulação 11, todas no Bairro Amanozas.

O governador Renato Casagrande também assinou a ordem de serviço para o início da construção de 40 unidades habitacionais no município, sendo 24 casas no Loteamento Irmã Maria Zélia, na sede do município; 10 na localidade de São Sebastião; e 06 no Distrito de Vinhático. A ação faz parte do Programa Nossa Casa, que visa a oferta de moradias mais dignas para famílias capixabas.

O empreendimento conta com investimento total de R$ 1.440.000,00, sendo R$ 440 mil de recursos exclusivos do Tesouro Estadual e a diferença do Governo Federal.

Durante o evento, o governador Renato Casagrande reforçou o compromisso em ofertar condições iguais para municípios da Região Metropolitana e áreas rurais. “Esta é a meta do nosso governo: permitir o desenvolvimento em todos os municípios capixabas”, disse Casagrande.

Diante da multidão presente no evento, o prefeito Ricardo Favarato agradeceu a parceria do Governo. “Em nome de toda população de Montanha, em especial do distrito de Vinhático e do bairro Amazonas, agradeço por todos os investimentos feitos no município, que vão desde a infraestrutura urbana, educação, lazer, saúde até a instalação de Internet móvel e que com certeza tornam a vida nas comunidades ainda melhor”, destacou Favarato.

Programa Rua Nova

O Rua Nova visa a execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos de chuvas e poeira. Nos últimos anos a Sedurb realizou investimento superior a R$ 173 milhões em obras em todas as regiões do Estado, levando mais mobilidade, qualidade de vida e segurança para a população capixaba.

Nossa Casa

Desde 2011, o programa estadual já beneficiou 2.068 famílias capixabas em diversos municípios, e até o segundo semestre de 2014 mais 2.032 unidades habitacionais serão entregues, com um investimento superior a R$ 60 milhões, sendo R$ 23,8 milhões do Tesouro Estadual e a diferença do Governo Federal.

O programa tem como foco famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no Cadastro Único, com atendimento prioritário aquelas atendidas pelo Programa Incluir e que residam em áreas de risco e nos aglomerados do Programa Estado Presente.
A ação tem como objetivo reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini