20/05/2011 11h33 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

<b>Moradores da região aprovam Audiência Pública do PPA em São Mateus

A terceira Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA) – realizada nesta quinta-feira (19) em São Mateus, reuniu 650 participantes, entre autoridades políticas, líderes de movimentos populares e moradores dos oito municípios do Litoral Norte e Extremo Norte do Espírito Santo. No decorrer da tarde, foram discutidos assuntos de interesse social, e pontuadas as demandas que a população local identificou como prioritárias para a região.

A Audiência Pública foi realizada no Sesc em São Mateus, com a presença do governador Renato Casagrande, do vice governador Givaldo Vieira, e da equipe de secretários, subsecretários e diretores de autarquias do Governo do Estado.

O encontro envolveu os municípios de Jaguaré, Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo, além de São Mateus, quem esteve presente ao evento saiu satisfeito com as propostas apresentadas e elogiou a iniciativa do Governo do Estado em buscar com a própria população, as sugestões para o desenvolvimento de ações futuras nas cidades.

“Esperamos melhorias na área da saúde e de infraestrutura. E essa Audiência é o momento em que podemos nos aproximar do Governo e apontar o que entendemos ser a necessidade do nosso município. Certamente vamos ter resultados positivos”, ponderou o pintor industrial Daniel Santos Ribeiro.

Daniel Santos Ribeiro.

Morador do município que sediou a Audiência Pública, o administrador hospitalar Fabrício Marconsini também se manifestou de forma positiva com relação à reunião. Ele lembrou a oportunidade de poder expor suas ideias como forma de ajudar a região a se desenvolver.

Fabrício Marconsini.

“Vim à Audiência porque acho importante participar. Se a população comparece, o Governo pode ter uma visão maior das necessidades da nossa região. Com esse espaço aberto aos moradores, temos como expor nossas demandas para o município. Essa interação que o Estado vem proporcionando com certeza vai nos trazer melhorias e mais desenvolvimento”.

Já a vereadora de Conceição da Barra, Rosa da Cruz Lopes Rocha, afirmou que os encontros funcionam como incentivo para que a população se reúna e promova debates em torno das necessidades dos municípios. “É fundamental que essas audiências aconteçam. Assim o povo tem a oportunidade de apresentar as dificuldades do seu bairro e da cidade, e o Governo, por sua vez, promove a melhoria daquilo que foi pontuado. Eu saio satisfeita.

Rosa da Cruz Lopes Rocha, à esquerda.

Mais opiniões

“Achei ótimo e tenho certeza que vamos resolver nossos problemas”, (Marlucia Soares – Bairro Bugia, Conceição da Barra).

“Foi produtivo e confiamos no trabalho do governador Renato Casagrande”, (Carlos Paixão Soares – Itaúnas, Conceição da Barra).

“A Região Norte precisa dessas audiências porque de fato são proveitosas”, (Elaine Cardoso – Bairro Inocoop, São Mateus).

“Moramos no interior e conseguimos passar nossas demandas ao Governo, que veio até a gente”, (Jander Valiato – Corrego Jacaré, Jaguaré).

PPA Online

Outra forma de enviar propostas ao Governo do Estado é por intermédio do PPA Online, criado para ampliar a participação da sociedade nos debates envolvendo o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Este ano o Governo está realizando dez audiências públicas regionais sobre os dois temas, contemplando todos os municípios capixabas. O PPA Online permite que os internautas, pela primeira vez, apresentem suas ideias também pela internet e não apenas nas Audiências Públicas.

Como participar

Os interessados podem acessar o site www.ppaonline.es.gov.br, escolher um eixo que trate do tema de seu interesse, deixar uma proposta ou comentar sobre uma já existente. Foram criados seis eixos que estão sendo discutidos em audiências públicas regionais: Produção do conhecimento, inovação e desenvolvimento; Integração logística / Desenvolvimento da infraestrutura urbana; Atenção integral à saúde / Empregabilidade, proteção e participação social; Prevenção e redução da criminalidade; Distribuição dos frutos do progresso e Desenvolvimento da educação, cultura, esporte e lazer.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani