28/08/2008 12h02 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Moradores de Jacupemba recebem casas construídas pelo Governo do Estado

Na manhã desta quinta-feira (28), 50 famílias do distrito de Jacupemba, em Aracruz, no Norte do Estado, receberam as chaves das casas, construídas por meio do Programa Nossa Casa, desenvolvido pelo Governo do Estado. Os imóveis foram construídos em regime de urgência, após as fortes chuvas que atingiram a região, em janeiro deste ano, deixando cerca de 150 pessoas desabrigadas. Participaram do evento o governador em exercício, Ricardo Ferraço e o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Carnelli.

Foram investidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz cerca de R$ 1,2 milhão na construção das casas, rede de distribuição de água, estação de tratamento de esgoto sanitário e rede de distribuição de energia e iluminação pública. Os recursos do Estado somaram mais de R$ 800 mil.

O governador em exercício chegou a Jacupemba às 8h30, seguiu diretamente para o loteamento, onde visitou as casas e cumprimentou os moradores. Durante a visita foram entregues as chaves dos imóveis.

Ricardo Ferraço destacou a intenção do Governo em aproximar a administração pública das reais necessidades da população. “Lá atrás, o Governo do Estado se solidarizou com o sofrimento dessas famílias e hoje estamos aqui para entregar as casas desses capixabas que passaram por um momento muito difícil e que agora terão a chance de dar continuidade aos seus sonhos”, disse.

“Esta é uma realização do Governo junto com a Prefeitura, numa união de esforços que tem feito a diferença no Espírito Santo. É uma obra que não tem outro sentido, a não ser produzir melhoria da qualidade de vida para nosso povo e produzir um desenvolvimento sustentável para o Estado”, completou o governador em exercício.

O secretário de Saneamento e Habitação, Paulo Ruy, falou da importância das parcerias com os municípios para realização de ações que beneficiam a população. “A criação da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, pelo Governo, ampliou as parcerias com os municípios e possibilitou, ainda mais, a realização de ações do Governo do Estado, que trazem mais qualidade de vida para a população”.

“A entrega dessas casas demonstra o esforço do Governo em atender às demandas da população. Nós temos 2.700 moradias, concluídas ou em construção. Mas a meta é chegar a 11 mil residências até 2011 e atender a aproximadamente 50 mil pessoas”, enfatizou o secretário.

O presidente da Companhia Espírito Santense de Habitação e Urbanização (Cohab-ES), Cláudio Thiago, que também esteve em Jacupemba na manhã desta quinta-feira (28), falou sobre a rapidez com a qual as obras foram realizadas. “É importante ressaltar a agilidade do Governo do Estado para concluir as casas e devolver a dignidade para essas pessoas que tiveram suas residências destruídas pelas chuvas em janeiro”.

A solenidade contou com as presenças, também, do subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Loureiro Calhau, da diretora de Administração e Finanças da Cohab-ES, Helena Zorzal, do diretor de Projetos e Obras, Paulier Storch Vasconcelos, e do secretário municipal de Habitação, Estevão Oscar Mognato.

Depoimentos

Emoção e a alegria das famílias beneficiadas marcaram o evento. As casas foram entregues à cerca de 150 pessoas que perderam suas residências na enchente em janeiro de 2008.

“Perdi meu marido naquela enchente. Perdi tudo. Passamos um aperto. Estava precisando ganhar essa casa, senão estaria na rua. Fiquei muito triste com o que aconteceu. Mas hoje estou muito feliz. Muito feliz mesmo”, disse emocionada Isaura Barros, 55 anos, que já está em sua casa nova com mais quatro pessoas da sua família.

Merisvalda Gregório dos Santos, que recebeu das mãos do governador em exercício as chaves da sua nova moradia, também falou da sua felicidade. “É uma alegria muito grande. Depois de passar por tudo aquilo, receber uma casa é um sonho. Vir para cá é muito bom. É mais seguro e tem tudo por perto. Estou muito agradecida em nome da minha família e da comunidade”.

A importância da família e da comunidade também foi ressaltada por Jéssica dos Santos, 18 anos. “É muito bom ter nosso lar. Estar com a nossa família. É emocionante e não tenho nem palavras para agradecer. Aqui é maravilhoso, muito melhor do que antes. Estamos construindo uma nova comunidade”, disse Jéssica dos Santos, 18 anos.

As obras, iniciadas em regime de urgência, beneficiaram famílias que tiveram suas moradias destruídas pela enchente, em janeiro deste ano. As fortes chuvas causaram o rompimento de barragens na localidade de Jacupemba. Até o término das obras de construção das casas, as famílias ficaram alojadas em escolas municipais do distrito e no galpão da Associação dos Produtores Rurais.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa, iniciado em maio de 2007, tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional no Espírito Santo, com a construção e reforma de habitações destinadas a famílias de baixa renda, por meio de convênios assinados entre Governo do Estado e municípios.

Entre obras concluídas, em execução e em processo de licitação – construção e reforma -, o programa já está beneficiando, aproximadamente, 1.700 famílias em diversos municípios capixabas. São investimentos na ordem de R$ 25 milhões, sendo que os recursos do Governo do Estado somam mais de R$ 18 milhões.

Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9954-5358