31/07/2015 14h20 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Moradores de Viana conhecem projeto de macrodrenagem do Ribeira

O secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, e o subsecretário, João Luiz Paste, participaram da audiência pública, nesta quinta-feira (30), em Viana. O objetivo foi apresentar as intervenções de macrodrenagem que a Sedurb vai realizar nos bairros Universal, Ribeira e Bom Pastor, em Viana. O prefeito Gilson Daniel e o senador Ricardo Ferraço também participaram da audiência.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Henrique Casamata, destacou a importância da obra para a região, tanto do ponto de vista social como econômico. “É uma obra fundamental, que vai transformar a qualidade de vida dos moradores de Viana. Pretendemos, por meio dessa obra, atrair outros investimentos para a região”, afirmou.

O secretário João Coser ressaltou que a obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com R$ 49 milhões em recursos do Orçamento Geral da União. Segundo o secretário, a primeira etapa já está pronta para ser licitada. “Estamos aguardando a autorização do Ministério das Cidades para iniciarmos os procedimentos”. Coser destacou ainda que o projeto não é simples, e vai demandar a compreensão da população, pelos transtornos que toda obra e uma área urbana causa. “Ao final, vamos reduzir significativamente os alagamentos que tanto prejudicam os moradores e a economia do município”, concluiu.

A importância da obra também foi destaque na fala do prefeito Gilson Daniel. Ele explicou que nos últimos alagamentos a BR-101 e a BR-262 foram interditadas. “A macrodrenagem do Córrego do Ribeira será a solução para os alagamentos. É uma obra de extrema importância não apenas para a cidade de Viana, mas para a economia de todo o Estado”, afirmou.

O projeto

A iniciativa faz parte dos projetos estratégicos do Governo do Espírito Santo e está incluída no “Plano de Redução de Risco”, que tem como objetivo prevenir a ocorrência de desastres naturais relacionados a chuvas, enchentes, enxurradas e deslizamento de encostas.

O Plano Diretor de Águas Pluviais/Fluviais (PDAP) é a ferramenta para implementação de políticas públicas que visam a suavizar os efeitos de chuvas intensas. Também planeja os investimentos em infraestrutura de drenagem, considerando a integração do uso e ocupação do solo de forma a minimizar seus impactos no escoamento das águas pluviais e fluviais.

Já o Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR) visa ao planejamento para orientação dos municípios na execução de ações para prevenção e redução do risco de deslizamento de encostas.

Loureta Samora
loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com