04/06/2008 13h50 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Municípios do Norte e do Sul do Estado são visitados por representantes da Sedurb

O subsecretário de Estado de Saneamento e Habitação, Eduardo Loureiro Calhau, e o gerente de Políticas Urbanas de Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Methódio José da Rocha, visitaram os municípios de São Mateus, Pinheiros, Ponto Belo e Boa Esperança, no Norte do Estado. As visitas ocorreram na última semana.

O Sul também recebeu a visita do gerente de Melhoramentos Urbanos, Jorge Manoel Ramos, e da engenheira civil Maria Luiza Hortélio. Os técnicos visitaram o município de São José do Calçado. O objetivo foi o de acompanhar as obras que estão sendo realizadas referentes a convênios firmados com o Governo do Estado, por meio da Sedurb.

Calhau disse ter ficado animado com o andamento das obras no Norte do Estado. “A execução das obras apresenta boa qualidade e não constatamos nenhum tipo de problema técnico. Ao contrário. O que vimos foi o retorno que esse investimento tem trazido para os municípios, bairros ou distritos que visitamos, influenciando diretamente na qualidade de vida dos moradores”, enfatizou.

Guriri: o secretário Giuliano, Calhau e Methódio

Segundo o subsecretário, em Guriri, balneário de São Mateus, as obras de pavimentação estão modificando as características do local. “Estão sendo pavimentados mais de cinco quilômetros de ruas, com blocos sextavados. Quem for a Guriri no próximo verão irá encontrar um balneário diferente”, disse.

O mesmo relato foi dado pelo secretário de Obras da Prefeitura Municipal de São Mateus, Giuliano Gasparini. “Essa é uma obra muito importante para o balneário de Guriri, que nunca teve, até hoje, um investimento tão alto para pavimentação. Além da melhoria para os moradores, os benefícios poderão ser vistos no verão, época em que recebemos um número alto de turistas”, enfatizou.

Pinheiros: rua pavimentada em frente à Unidade de Saúde.

O mesmo resultado pode ser visto em Ponto Belo, Montanha, Pinheiros, Boa Esperança e no município de São José do Calçado. O total de investimento nesses seis municípios representa mais de quatro milhões de reais.

Montanha: com as obras, Seu João reforma sua casa.

Durante a visita a Montanha, Calhau conheceu o seu João, aposentado que fez questão de se aproximar para mostrar ao subsecretário os benefícios que as obras estão trazendo para o bairro Vila Verde, no distrito de Vinhático, onde mora. “Estou muito alegre vendo o meu distrito recebendo calçamento e melhorando. Depois que as obras começaram, resolvi reformar minha casa”, disse seu João.

“É gratificante ver que o investimento que o Governo do Estado está fazendo neste distrito está transformando a vida das pessoas. Lá não havia nenhuma rua asfaltada. No término das obras, o cenário será outro, com 100% de pavimentação”, ressaltou Calhau.

Gleice Alcino e Methódio.

Em Ponto Belo, a arquiteta urbanista do setor de Planejamento da prefeitura do município, Gleice Alcino, disse que as obras estão representando um grande avanço no desenvolvimento urbano da cidade. “O respaldo do Governo do Estado está sendo fundamental para a melhoria do município”.

Ela também citou a construção das Unidades Habitacionais feitas pela Cohab-ES, dentro do programa “Nossa Casa”. São 85 casas previstas em dois convênios, em parceria com a Caixa Econômica Federal, que representa um investimento de mais de R$ 800 mil. “Com essas medidas estamos diminuindo o déficit habitacional de Ponto Belo”, concluiu.

A engenheira civil responsável pelo setor de Fiscalização da prefeitura de Pinheiros, Luciana Mendes Santos Zanoni, destacou que as obras, em fase de finalização, além de valorizar o município, refletem na qualidade de vida dos moradores.

São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo, de acordo com o engenheiro civil da secretaria de Transporte, Obras e Serviços Urbanos do município, Marco Antônio Torres Matta, passa por uma grande mudança. “Os moradores destes locais sofriam um grande transtorno na época das chuvas, com as enchentes e com o barro. Com a pavimentação e drenagem, as mudanças são significativas. Os moradores estão, inclusive, investindo na reforma de seus imóveis, que com as obras com certeza estão mais valorizados”, afirmou.

Conheça as obras e o total de investimentos em cada município

PINHEIROS – R$ 1.500.000,00 - Pavimentação das ruas Antônio Alves Fernandes/Santos Dumont, Henrique Ayres, Olímpia, Boa Esperança, Castro Alves, bairro Vila Verde; rua Boa Nova, bairro Niterói; ruas Adenir de Souza Moreira, Virgílio Simoneti, Milton Ângelo, Aloizio Gonzaga, Eduardo Alves Pinheiros, bairro Santo Antônio; ruas Donaldo Crema, Epitácio Pessoa, Independência, no bairro Jardim Planalto; e rua Presidente João Goulart, no bairro Nova Galiléia.

SÃO MATEUS - R$ 1.616.248,00 - Pavimentação com bloco sextavado das avenidas Esbertalina Barbosa Damiani, Oceano Índico, Oceano Atlântico e Espera Feliz e das ruas Colatina, Oldelmar Faria Santos e Horário Barbosa Alves, localizadas em Guriri.

PONTO BELO - R$ 140.000,00 - Pavimentação de vias urbanas em Itamira (trecho da rua Munirici, Rua Jaime Santos e trecho da rua das Flores).

BOA ESPERANÇA
- R$ 70.000,00 - Pavimentação e construção de meio fio e drenagem na rua Maria de Souza do Livramento e Sebastiana Maria de Souza, no bairro Boa Mira.
- R$ 100.000,00 - Pavimentação e construção de meio fio e drenagem na avenida Presidente Tancredo Neves, no distrito de São José do Sobradinho

MONTANHA – R$ 466.000,00 – Pavimentação nas “A”, “B”, “C”, “D”, “E”, “F”, “G”, “H”, “I”, “J”, “K”, “L”, “M”, “N”, “O”, “P”, “Q”, “R”, na avenida Principal e na Rua Projetada, no Bairro Vila Verde, no Distrito de Vinhático

SÃO JOSÉ DO CALÇADO – R$ 300.000,00 – Pavimentação de vias urbanas com paralelos de pedra e drenagem no bairro Divinéia e no distrito de Airituba.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação da Sedurb