07/08/2013 13h22 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Nossa Casa beneficia 45 famílias do município de Águia Branca

O Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb) realizou na última segunda-feira (05) uma solenidade para assinatura de contratos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que conta com uma parceria entre o Ministério das Cidades, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Idurb pelo Programa Nossa Casa.

A ação beneficiará 45 famílias das comunidades de São Pedro e Taquarussu. Durante o evento, realizado no auditório da câmara municipal de Águia Branca, a diretora presidente do Idurb, Raquel Lessa, apresentou o Programa Nacional de Habitação Rural e explicou as ações do Programa Estadual Nossa Casa e destacou o esforço do Governo Casagrande em oferecer moradias dignas à população capixaba moradora de áreas rurais e de assentamentos.
“O Governo do Estado tem como compromisso levar mais conforto e segurança para a população capixaba, e a casa própria reúne todos estes pontos. A nossa meta é que todas as famílias capixabas tenham uma moradia digna e estamos trabalhando para isso”, frisou Raquel.

O Programa Nacional de Habitação Rural tem como objetivo promover a redução do déficit habitacional nos municípios capixabas, e atende agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, representados e organizados por grupos de forma associativa, por entidades sem fins lucrativos, ligados ao meio rural (Cooperativas, Associações, Sindicatos) ou pelo Poder Público.
A prefeita do município, Ana Maria Carletti Quiuqui, parabenizou as famílias pela conquista, e agradeceu a Raquel Lessa pela iniciativa.

Nossa Casa

O Programa Nossa Casa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb), em parceria com os municípios. Ele possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O programa tem como objetivo a redução do déficit habitacional nos municípios com a promoção do acesso da população à moradia, por meio de mecanismos de incentivo à produção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas, em complementação ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O programa tem como foco famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no CadÚnico, com atendimento prioritário, para famílias do programa Incluir e que residam em áreas de risco e nas áreas dos aglomerados do Programa Estado Presente.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb – ES
Priscila Contarini / Maria da Glória Sarmento