26/08/2013 07h46 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Nossa Casa: Mais de 2 mil famílias serão beneficiadas até 2014

Garantir moradia mais digna, segurança e bem estar para as famílias capixabas são algumas das prioridades do Governo do Espírito Santo que, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb), vai entregar 2.032 unidades habitacionais no Estado até o segundo semestre de 2014. As unidades irão beneficiar 1.588 famílias de áreas urbanas e 474 em áreas rurais, com investimento superior a R$ 60 milhões, sendo R$ 23,8 milhões de recursos de Tesouro Estadual e a diferença do Governo Federal.

Serão beneficiados os municípios de Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Apiacá, Alegre, Guaçuí, Iúna, Muniz Freire, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Sooretama, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, São Roque do Canaã, Vila Valério, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Nova Venécia, Águia Branca, Vila Pavão, Itaguaçu e Itarana.

A ação faz parte do Programa Nossa Casa, que tem como objetivos reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas.

O Nossa Casa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O programa tem como foco famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no Cadastro Único, com atendimento prioritário para famílias do Programa Incluir e que residam em áreas de risco e nos aglomerados do Programa Estado Presente.

Desde 2011, o programa já beneficiou 2.068 famílias em vários municípios capixabas, com investimento de R$ 64,3 milhões.
O programa contribui para transformar histórias como a da dona de casa Rosangela Aparecida da Silva, que havia perdido a casa em um desabamento. “Não há palavras para descrever a alegria em poder reconstruir a vida com uma nova moradia e poder oferecer um futuro melhor para meus filhos”, comemora Rosangela.

Para a diretora presidente do Idurb, Raquel Lessa, “um dos compromissos do Governo do Estado é oferecer moradias mais dignas para as famílias capixabas”.

Já foram beneficiados com o Programa Nossa Casa os municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha, Venda Nova do Imigrante, Iconha, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Muniz Freire, São José do Calçado, Ibiraçu, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis e Vila Pavão.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini