11/12/2012 09h29 - Atualizado em 18/08/2015 14h06

Nova orla da Praia do Morro atrai mais turistas e garante lazer à população de Guarapari

Diversão em família, esportes radicais entre amigos, passeios a dois. Essa é a nova realidade da nova orla da Praia do Morro, em Guarapari, que foi totalmente reurbanizada, com investimentos do Governo do Estado, por meio da Sedurb. O cartão postal do Estado vai além do banho de sol e mar.

Depois das obras de revitalização e reurbanização, o local tornou-se mais que um dos principais balneários capixabas. Hoje, trata-se de um dos points mais agitados da cidade, que alia lazer à qualidade de vida, tanto para os moradores quanto para turistas, beneficiando diretamente cerca de 17 mil moradores.

A obra representa um importante aliado no aquecimento do turismo, já que o local recebe mais de 420 mil veranistas por ano. Segundo alguns proprietários de pousadas, o fluxo de turistas tem aumentado, mesmo na baixa temporada, com a curiosidade de ver de perto de a nova orla da Praia do Morro, como conta Dona Etelvina Ferrerez. “É visível a mudança no público que frequenta a Praia do Morro hoje. Há um ano as condições que a praia como um todo se encontrava não atraía mais turistas e sim pessoas que sujavam tudo, faziam churrasco na areia deixando seu lixo e aqueles carros de som altos espalhados por todo lugar. Agradecemos ao governador Casagrande em ter a sensibilidade de olhar com carinho para o balneário de Guarapari e dar o valor que ele merece. Os turistas poderão levar o nome do Estado de forma positiva para todo o Brasil. Fora que hoje vivemos um novo momento, mais agradável com o turismo aquecido”, explica.

Lazer e entretenimento

O espaço possui entretenimento para todos os tipos de gostos. E, agora, com ciclovia e calçadão totalmente reestruturados, os usuários contam com mais segurança e organização na hora do lazer.

Além do conforto, com nove banheiros e vinte e seis quiosques distribuídos pela orla. Um investimento exclusivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), através do Programa Bem Melhor, de R$ 11.651.505,50.

Malhação

Se exercitar em uma das mais belas paisagens capixabas. Assim é o trajeto de quem faz aquela caminhada matinal ao som do balanço do mar na Praia do Morro. Hoje, o calçadão recebe centenas de pessoas diariamente que praticam exercícios em busca do bem estar.

Também há aqueles que preferem uma corridinha mais à noite e os que não abrem mão da pedalada sob a brisa fresca da Cidade Saúde. Sem falar da academia popular, que tem estimulado os cidadãos a cuidar mais da saúde com uma boa malhação. E sem custo!

Diversão

A Praia do Morro também é o local para quem quer apenas se divertir com um simples passeio à beira-mar. E não falta opção para a garotada, que conta com dois playgrounds instalados na orla.

Esportes radicais

Mas se você está em busca de um pouco mais de adrenalina, a Praia do Morro também é o destino certo! Depois da reforma, o calçadão está repleto de jovens, adultos e até pessoas da terceira idade ousando nas manobras radicais sob rodinhas, do patins ao skate.

Outro fator que contribui para a promoção do bem estar por meio do esporte é a quadra de vôlei instalada no início da praia. É muito mais que atividade física e socialização, é a promoção da cidadania com saúde.

Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini