02/02/2012 08h12 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Obras de drenagem e pavimentação avançam no interior do Residencial Jabaeté

Contempladas com 400 casas populares em outubro do ano passado, as famílias do Residencial Jabaeté, em Vila Velha, em breve terão mais um motivo para comemorar a conquista do lar seguro. As obras de pavimentação e drenagem de todas as ruas e avenidas do interior do empreendimento já estão em andamento desde a segunda quinzena de janeiro, seguindo o cronograma anunciado pelo governador Renato Casagrande no final do ano passado.

O projeto é realizado pelo Governo do Espírito Santo por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES) que, com recursos próprios, investe R$ 1,8 milhão na execução dos serviços. O calçamento das vias garantirá mais acessibilidade e mobilidade aos moradores da região, além melhorar as condições da infraestrutrura local.

Serão pavimentadas as Avenidas A (acesso ao Residencial), B, C, G, H, e I, e as Ruas 1, 2, 4, 5, 7, 9, 11, 13, 16, 18, 34, 35, 36, 37, 38, 40 e 41, totalizando 23 vias de circulação de pedestres e motoristas. As residências estão localizadas na Grande Terra Vermelha, em área de atuação do Programa Estado Presente em defesa pela vida e combate à violência.

Segundo a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, o investimento promoverá maior inclusão social e valorização do bairro Jabaeté. “Essa ação acontece em continuidade ao plano de desenvolvimento da Grande Terra Vermelha e está inserida no conjunto de políticas públicas estruturantes promovidas pelo Programa Estado Presente, buscando sempre promover a inclusão social, melhoria na mobilidade urbana e adequado ordenamento do solo”.

Empolgados com a nova obra, moradores do conjunto já pontuam os benefícios que virão assim que o projeto for concluído. “Os comentários que ouço dos vizinhos são muito bons. Para gente vai ser ótimo ter as ruas calçadas, sem lama, buracos ou poças d’água. Ontem mesmo vi as máquinas passando e fiquei animada, pois já espero o resultado do que estão fazendo”, contou a cozinheira Miralva dos Santos.

Inauguração

A inauguração do Residencial Jabaeté aconteceu em Outubro do ano passado durante uma das edições da Ação Integrada pela Cidadania, organizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Na ocasião da entrega das casas, o governador Renato Casagrande anunciou uma série de investimentos na região da Grande Terra Vermelha, entre eles a pavimentação e drenagem das ruas e avenidas internas do empreendimento habitacional.

Ainda na solenidade, foi assinado um termo de compromisso entre a Secretaria de Estado da Saúde e a prefeitura de Vila Velha para a construção de três Unidades Saúde da Família (USF) nos bairros Jabaeté, Santa Rita e São Torquato. O compromisso prevê o repasse de R$ 1.165.377,44 para a construção de cada unidade, totalizando um investimento de R$ 3.496.132,32. O município será o responsável por localizar e doar os terrenos para as edificações e, após a conclusão das obras, garantir seu funcionamento e prestação de serviço à comunidade.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani 3636-5021 / 9774-6543 Raoni Huapaya 3636-5021 / 9645-4694 comunicasedurb@gmail.com