26/06/2008 15h12 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Obras de esgotamento sanitário em Marechal Floriano beneficiarão 3.200 habitantes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), assina, nesta sexta-feira (27), a ordem de serviço para as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na sede de Marechal Floriano, no valor de R$ 5 milhões. As obras beneficiarão inicialmente 3.200 habitantes, contribuindo para a despoluição do rio Jucu e para o turismo da região.

A solenidade de assinatura acontece às 17 horas, na rua Davi Canal, s/n, Centro, em frente à Prefeitura Municipal. As obras ampliarão a cobertura de esgotamento sanitário de Marechal Floriano para 47%. Além do governador Paulo Hartung, estiveram presentes o prefeito Elias Kiefer; o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Carnelli; o presidente da Cesan, Ricardo Goldschmidt; além de diretores da Companhia e outras autoridades.

Paulo Hartung: "Objetivo é reduzir lançamento de esgoto no rio Jucu".

Paulo Hartung ressaltou que limpar o rio Jucu é fundamental pelo que ele significa para a população de Marechal Floriano e da Grande Vitória. "O objetivo desta obra é reduzir o lançamento de esgoto no rio", afirmou.

Já o secretário Paulo Ruy afirmou que foram três anos de esforço para viabilizar os recursos para essas obras, que são muito importantes para despoluir o rio Jucu, que abastece o município e parte da Região Metropolitana da Grande Vitória. "Poucos estados no Brasil conseguiram os recursos que o Espírito Santo conseguiu para o saneamento", disse.

"Hoje é um dia especial. Paulo Hartung, ao assumir, encontrou o Estado com grandes problemas e a Cesan também passava por dificuldades. Mas em um processo gradativo e com muito trabalho, nós recuperamos a empresa e conseguimos viabilizar um programa grande de obras, no qual Marechal Floriano está incluído. O governo estadual priorizou o saneamento", disse Paulo Ruy, ex-presidente da Cesan durante os últimos cinco anos.

O prefeito municipal falou sobre a importância da obra de esgotamento sanitário para o município. "Queremos que nosso rio seja um cartão postal de Marechal Floriano, novamente povoado de peixes e sem poluição", ressaltou.

Serão construídos 10,7 quilômetros de redes, três elevatórias, 600 ligações prediais e uma estação de tratamento de esgoto na 1ª etapa das intervenções, que abrangem três das seis sub-bacias da cidade. O prazo previsto para a conclusão é de 12 meses.

Estarão presentes o governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço, o presidente da Cesan, Ricardo Goldschmidt, e o diretor de Operação do Interior da Companhia, Carlos Fernando Martinelli.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira