25/09/2012 08h24 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Oficina para elaboração do Programa de Saneamento será realizada nesta quarta-feira (19)

A Subsecretaria de Programas Urbanos, vinculada à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), promove nesta quarta-feira (19) a oficina para a elaboração do programa estadual de saneamento básico de localidades de pequeno porte.

O evento será realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista e tem por objetivo o debate e a capitação, para a elaboração de documento que servirá de base para a elaboração do programa, por parte das entidades participantes. O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, fará a abertura da oficina.

Vários órgãos estaduais e federais como a Companhia Espírito Santense de Saenamento (Cesan), Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a sociedade civil organizada, participarão de grupos de trabalho para discussão de diversos temas, como esgotamento sanitário, destinação de resíduos sólidos domésticos e drenagem.

Um intercâmbio de experiências vai marcar os debates, com casos de outros estados, mostrados pelos Engenheiros Helder dos Santos Cortez e Frank Deschamp Lamas, responsáveis pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), no estado do Ceará e por programas de saneamento rural no estado de Minas Gerais, respectivamente.

Tecnologia

Durante o evento, um grupo ligado à tecnologia, trará a questão para a oficina. “Vamos discutir quais os materiais e modelos de gestão mais adequados à realidade de cada região ou município, tendo sempre a sustentabilidade como foco principal. Este debate também é uma forma de integração entre o programa e os vários outros projetos desenvolvidos pelo governo, na área da saúde e da agricultura”, pontuou Dalton Ramaldes, subsecretário de Programas Urbanos.

De acordo com o Secretário Iranilson Casado, a criação do programa de saneamento representa mais uma ferramenta no desenvolvimento do interior. “O Governo está atuando em todas as áreas. Hoje, o produtor rural consegue escoar a produção, pois as vias foram pavimentadas e contam com assessoria técnica para aumentar a produtividade na colheita. Chegou à hora de cuidar das famílias. Dar a destinação correta aos resíduos representa mais saúde e dignidade ao cidadão”, comentou o secretário.

Programação:

Manhã - 8 às 12 horas

8h – Welcome Coffee/Inscrição
08h20 – Abertura – SEDURB – Secretário Iranilson Casado
08h a 09h20 – Palestra FUNASA
09h20 às 10h - Palestra CEARA
Engº Helder dos Santos Cortez, servidor da CAGECE e responsável pelo SISAR - Sistema Integrado de Saneamento Rural
10h - Coffee break
10h15 a 10h50 – Palestra Minas Gerais Engº Dr. Frank Deschamp Lamas - COPANOR - COPASA (SERVIÇOS DE SANEAMENTO INTEGRADO DO NORTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS S/A)
11h10 às 12h– Debate com os palestrantes
12h – Almoço

Tarde – 13:30 as 17:30